(FOLHAPRESS) – A Receita Federal começa a pagar, nesta sexta-feira (30), o segundo lote de restituição do Imposto de Renda 2023. A restituição terá correção de 1%, com base na Selic (taxa básica de juros da economia), que atualmente está em 13,75% ao ano.

Serão pagos, no total, R$ 7,5 bilhões para 5,1 milhões de contribuintes. Todo o valor será destinado a contribuintes que têm prioridade, diz o fisco.

A consulta para saber se entrou neste lote foi aberta no dia 23 e pode ser feita por meio do site ou pelo aplicativo da Receita Federal.

O lote tem 130 mil idosos acima de 80 anos, mais de 978 mil entre 60 e 79 anos, 70.589 contribuintes que possuem alguma deficiência física, mental ou doença grave e 468.889 contribuintes que têm o magistério como maior fonte de renda.

Ainda será feito o crédito bancário para 3,5 milhões de contribuintes que não possuem prioridade legal, mas que, por terem utilizado a declaração pré-preenchida ou optado por receber a restituição por Pix, receberam prioridade.

De acordo com o fisco, também haverá o pagamento de valores a contribuintes que saíram da malha fina de anos anteriores.

No primeiro lote, pago em 31 de maio, 4,13 milhões receberam um total de R$ 7,5 bilhões, até então a maior quantia já paga pela Receita na história. O lote também teve apenas contribuintes prioritários.

A Receita ainda pagará mais três lotes de restituição neste ano entre julho e setembro, no último dia útil de cada mês.
*
VEJA O CALENDÁRIO DE PAGAMENTO DA RESTITUIÇÃO DO IR 2023

Lote – Data de pagamento
1º – 31 de maio (já pago)
2º – 30 de junho
3º – 31 de julho
4º – 31 de agosto
5º – 29 de setembro

Leia Também: Caixa conclui pagamento de parcela do Bolsa Família de junho