O vice-presidente do Banco Central Europeu (BCE), Luis de Guindos, disse nesta quinta-feira que a zona do euro está enfrentando agora uma perspectiva desafiadora. Em discurso durante conferência sobre o futuro do sistema financeiro da União Europeia, em Lisboa, Guindos disse que a inflação recorde na zona do euro está prejudicando os gastos e a produção e que as pressões de preços continuam se fortalecendo e ampliando.

Guindos destacou também que a projeção de inflação neste e no próximo é inaceitavelmente alta e que o crescimento do bloco irá se desacelerar significativamente.

“Um período de incerteza elevada está aqui para ficar por algum tempo”, disse Guindos, acrescentando que a situação atual torna mais complexa a tarefa do BCE de tomar decisões. “Nesse ambiente desafiador, a política monetária precisa seguir uma linha tênue para ter acertos.”

Guindos afirmou ainda que a política do BCE continua sendo acomodatícia, embora a instituição tenha elevado suas principais taxas de juros em 1,25 ponto porcentual desde julho.