Com a promessa de demarcar o máximo possível de terras indígenas no país, neste mandato, o presidente Luís Inácio Lula da Silva anunciou, nesta sexta-feira (28) a homologação de seis desses territórios.

O anúncio foi feito durante o encerramento do Acampamento Terra Livre, uma plenária nacional dos indígenas, que ocorre todo ano. Lula disse que, apesar de a demarcação ser um direito dos povos originários, é fundamental para o Brasil cumprir a meta de desmatamento zero até 2030.

Foram demarcadas as seguintes terras indígenas: Arara do Rio Amônia, no Acre; Uneiuxi, no Amazonas; Kariri-Xocó, em Alagoas; Tremembé da Barra do Mundaú, no Ceará; Rio dos Índios, no Rio Grande do Sul; e Avá-Canoeiro, em Goiás.

A APIB, Articulação dos Povos Indígenas do Brasil, estima que nosso país tem mais de 200 terras indígenas para serem demarcadas. Para o coordenador executivo da entidade, Kleber Karipuna, o anúncio é uma vitória dos povos indígenas, mas a luta precisa continuar.

A ministra dos Povos Indígenas, Sônia Guajajara, defendeu a demarcação dos territórios, mas destacou que isso não garante o fim das invasões e que, por isso, é preciso fiscalizar.

No mesmo evento, Lula anunciou a retomada da Política Nacional de Gestão Territorial e Ambiental em Terras Indígenas e a reativação do Conselho Nacional de Política Indigenista. Também anunciou a destinação de mais de R$ 12 milhões para melhorias nas casas de farinha, como forma de recuperar a capacidade produtiva das comunidades Yanomami.