O comerciante Boris Mazur reclama do aumento absurdo sobre o valor do seu IPTU Foto: Agência O GloboOs carnês do IPTU começaram a chegar e surpreenderam muitas pessoas por causa da atualização dos critérios para calcular o valor do tributo, com base nas novas regras aprovadas pela Câmara do Rio, no ano passado. No entanto, quem discordar do imposto fixado pode solicitar revisão à Secretaria municipal de Fazenda. Para isso, o contribuinte tem duas opções para contestar o valor em um dos postos de atendimento.
O primeiro caminho é questionar o imposto pelo que é conhecido como cobrança desdobrada. Nessa opção, o prazo previsto para dar entrada no processo vence já na próxima terça-feira, 23, o que pode ser um problema para os contribuintes, já que os carnês ainda estão sendo distribuídos pelos Correios.
Esse recurso serve para impugnar o valor venal usado na base de cálculo ou para solicitar uma revisão nos dados do cadastro do imóvel. Ao dar entrada no processo já com um laudo de avaliação em anexo, o contribuinte antecipa o pagamento integral do imposto e indica qual valor que entenderia ser o correto. Caso o processo seja deferido, este valor é devolvido. Caso o pedido seja indeferido ainda cabe recurso ao conselho de contribuintes.

Fonte: Extra Online