O governador Ron DeSantis anunciou na quarta-feira, 15, uma compra massiva de terras que acaba com um plano de perfuração de petróleo no *Everglades National Park – uma área úmida de 1,5 milhão de acres na ponta sul do estado da Flórida.

O estado comprará 20.000 acres no oeste de Broward County, de propriedade da Kanter Real Estate LLC, que obteve aprovação para exploração de um poço de petróleo, um projeto que gerou indignação internacional. O preço é de US $ 16,56 a US $ 18 milhões, dependendo de quando o negócio for fechado.

Casal captura píton de 18 pés, a segunda maior já encontrada no Everglades

“Vamos salvar permanentemente esta terra da produção de petróleo”, disse DeSantis em uma entrevista coletiva no Everglades Holiday Park. “E, além disso, será a maior aquisição de zonas úmidas em uma década”.

A empresa, que representa a família do banqueiro e desenvolvedor Joseph Kanter, propôs a perfuração de um poço exploratório nos Everglades cerca de cinco milhas a oeste da U.S. 27 e 16 km ao sul da Alligator Alley. Oposto por grupos ambientalistas e governos locais, o plano da empresa gerou batalhas judiciais.

Fonte de água potável

Matthew Schwartz, diretor executivo da South Florida Wildlands Association, um dos líderes da luta contra o projeto, chamou a compra de “um grande alívio”, uma vez que o local fornece água potável para a região do sul do estado.

“É uma ótima notícia para nós que podemos tirar este projeto das nossas preocupações”, disse ele. “E notícias ainda melhores para o povo do sul da Flórida, que estava extremamente angustiado com os impactos que esse poço e plataforma de petróleo poderiam causar no aquífero Biscayne, uma única fonte de água potável para toda a nossa região”.

Aumento de pítons em Everglades pode afetar o restante da Flórida

Grupos ambientalistas

No ano passado, 72 organizações ambientais enviaram uma carta ao governador exigindo ação estatal para interromper a perfuração de petróleo no local.

Na quarta-feira, após o anúncio do governador, grupos ambientalistas elogiaram a compra, dizendo que vai impedir a atividade industrial em um dos pântanos mais famosos do mundo. “Esta é uma compra importante para proteger o Everglades e a água potável de milhões”, disse Diana Umpierre, organizadora do Sierra Club no Everglades.

O projeto Kanter tinha 23% de chance de encontrar petróleo, de acordo com testemunho de um especialista da empresa. Se o petróleo fosse encontrado, seria possível extrair de 180.000 a 10 milhões de barris. Com informações do Sun Sentinel.

*O Everglades National Park é uma área úmida de 1,5 milhão de acres na ponta sul do estado da Flórida, composto de manguezais costeiros, pântanos de serragem e pinhal que abrigam centenas de espécies animais. Entre a abundante vida selvagem dos Everglades estão a tartaruga de couro, ameaçada de extinção, a pantera da Flórida e o peixe-boi das Índias Ocidentais.

O post Governo compra terras no Everglades para impedir perfuração de petróleo apareceu primeiro em .

Fonte: Gazeta News