Uma eventual pausa no processo de aperto monetário do Banco Central Europeu (BCE) poderá não ser definitiva, uma vez que a instituição precisa avaliar a situação econômica da zona do euro a cada reunião, afirmou a presidente do BCE, Christine Lagarde.

Em entrevista ao Le Figaro, reproduzida no site do BCE, Lagarde disse que a autoridade monetária fez grande progresso na luta contra a inflação, ao elevar seus juros básicos de forma contínua desde meados do ano passado, mas continuará ajustando sua política com base em dados econômicos e financeiros para garantir que a inflação volte à meta oficial de 2% “de forma duradoura”.

“Ouço algumas pessoas dizerem que o aumento final (das taxas de juros) ocorrerá em setembro. Poderá haver um novo aumento (das taxas) ou talvez uma pausa. Uma pausa, não importa quando venha a ocorrer, em setembro ou mais tarde, não seria necessariamente definitiva”, disse Lagarde ao jornal francês, ao ser perguntada se o BCE estaria chegando ao fim do ciclo de aperto monetário.

Na semana passada, o BCE aumentou seus juros em 25 pontos-base. Desde o começo do processo de aperto, há cerca de um ano, os juros da zona do euro foram elevados em 4,25 pontos porcentuais. A próxima reunião do BCE está marcada para 14 de setembro.

Leia Também: Projeção do Focus para queda da Selic nesta semana continua em 0,25pp, para 13,50%