recessão Continuando nossa conversa da semana passada sobre o que podemos fazer para nos prepararmos em um momento incerto como o que estamos vivendo. Não se trata somente de economia financeira em seu orçamento, mas de pequenas medidas que se bem aplicadas podem fazer toda a diferença no caso de uma recessão.

O momento agora é realmente bastante incerto e mesmo que a economia reabra em breve (o que todos esperamos), precisaremos de um tempo para colocar as contas em dia, para repor nossas retiradas, e até mesmo para fazer um balanço econômico do que esta parada significou para cada um de nós.

É bom lembrar que muitas pessoas têm pequenos negócios que estão parados e outros trabalham em indústrias que pararam completamente. Então vamos ter muito trabalho pela frente.

Se você não leu a coluna da semana passada por favor pare aqui. Volte para coluna da última quinta-feira e depois volte para terminar esta aqui.

Além de proteger nossa família e a nós mesmos com seguros de vida com benefício em vida, temos que ter uma reserva de capital… só pra lembrar: de 3 a 6 meses seria o ideal.

Mas o que mais?

Pague dívidas com juros altos

O pagamento da sua dívida com juros mais altos é fundamental, pois você tira a pressão do seu fluxo de caixa se tiver problemas financeiros. Não ter uma fatura massiva de cartão de crédito todos os meses ajudará você a ficar acima da água até que as coisas se acalmem.

Se você não pagar sua dívida e puder fazer apenas os pagamentos mínimos em seus cartões de crédito, seus saldos poderão aumentar rapidamente. Imagine ser demitido no trabalho vendo sua dívida crescer diante de seus olhos.

É exatamente isso que você deseja impedir cuidando disso agora.

E o mais importante: deixe seu cartão de crédito em casa. A hora não é para gastos …

Aumente sua pontuação de crédito

Por fim, pode parecer bobagem se preocupar com sua pontuação de crédito quando você está preocupado com o declínio da economia, mas o que acontece se você estiver pronto para comprar sua primeira casa no meio da recessão? Pode ser o momento ideal para comprar, se os preços começarem a cair, mas conseguir um empréstimo durante uma recessão é mais complicado.

Você consegue adivinhar o que os credores fazem durante as recessões? Eles apenas emprestam aos clientes mais fortes. Isso significa que, se você não tiver crédito estelar, poderá estar sem sorte. O mesmo acontece se você estiver pronto para refinanciar seus empréstimos estudantis quando as taxas baixarem.

Continue a verificar regularmente seu relatório de crédito em busca de informações falsas, para que um relatório falso ou uma conta fraudulenta não inviabilizem seu crédito. Muitas empresas de cartões deixam você congelar seu crédito gratuitamente. Se você está preocupado com uma recessão ou não, a boa notícia é que essas dicas ajudarão você a construir uma base financeira sólida, independentemente do desempenho da economia.

Como sempre estou à disposição para qualquer pergunta.

Desejo uma ótima semana a todos! E que possamos estar em breve a caminho de uma vida normal.

Até a próxima semana.

 

Related Images:

[See image gallery at gazetanews.com]

O post Combate à recessão : parte 2 apareceu primeiro em Gazeta News: O maior Jornal Brasileiro da Florida, nos EUA.

Fonte: Gazeta News