Será que é seguro comer algo que caiu no chão? Muitos acreditam que têm cerca de cinco segundos para pegar e ingerir o alimento antes que este se torne inseguro. Mas será que isso é verdade? O recente episódio em que a princesa Charlotte foi vista comendo um pedaço de comida que havia caído no chão reacendeu o debate sobre o assunto.

De acordo com Tadeu Fernandes, presidente do departamento de Pediatria Ambulatorial da Sociedade Brasileira de Pediatria, o maior risco é que o alimento entre em contato com bactérias presentes no chão. No entanto, ele destaca que o estômago possui um pH ácido que é capaz de matar bactérias. “Temos um mecanismo de defesa contra a entrada de agentes externos”, afirma.

O pediatra ressalta que é importante ter bom senso ao decidir se um alimento é seguro para comer após cair no chão.

Fatores como o ambiente em que o alimento caiu, a limpeza do local e o tipo de comida devem ser considerados. Para ele, pouco importam os segundos que o alimento permaneceu no chão. “A regra dos três segundos é um número aleatório. É preciso ter bom senso. Se cair no chão de casa e o piso estiver limpo, a criança pode pegar no alimento e comer. Se cair num chão contaminado, onde muitas pessoas estão  passando na terra ou na grama, onde animais possam ter feito xixi ou fezes, corre-se risco e não é recomendado que se coma”, conclui Fernandes.

Leia Também: Onde guardar legumes? Saiba os alimentos que não precisam de refrigeração