O diretor Jon Watts no set de filmagens. (Cortesia; Sony Pictures)

Los Angeles – Um dos filmes mais esperados desse verão, o longa de ação cheio de aventura, Spider-Man: Far From Home, já está em cartaz desde o dia 2 de julho, terça-feira. O longa começa depois dos acontecimentos do Avengers: End Game, onde o jovem Peter Parker, interpretado por Tom Holland, está em uma viagem de férias pela Europa, ao lado de seus amigos de colégio, quando é surpreendido pela visita de Nick Fury, papel de Samuel L. Jackson.

Precisando de ajuda para enfrentar monstros nomeados como Elementais, Fury o convoca para lutar ao lado de Mysterio, interpretado por Jake Gyllenhaal, um novo herói que afirma ter vindo de uma Terra paralela. Além da nova ameaça, Peter precisa lidar com a lacuna deixada por Tony Stark, que deixou para Peter um óculos especial, com acesso a um sistema de inteligência artificial, chamada Edith, associado à Stark Industries.

A direção ficou por conta de Jon Watts que também dirigiu Spider-Man: Homecoming de 2017. Mas o diretor teve que guardar muitos segredos por muito tempo, já que Spider-Man: Far From Home é uma continuação de End Game. Jon foi uma das poucas pessoas não diretamente envolvidas com o filme dos irmãos Russo que sabia que a metade da população evaporada por Thanos no Infinity War seria restaurada, incluindo Spider-Man/ Peter Parker e, momentos depois, o Iron Man/ Tony Stark se sacrificaria pelo bem do universo, e por Peter Parker em particular.

Manter esse segredo foi uma tarefa difícil: “eu fui uma das poucas pessoas que tiveram acesso a essa informação e tive que ter muito cuidado para não contar”, admitiu Jon durante nossa entrevista por telefone durante o dia de imprensa que foi realizado em Londres, semanas atrás.

Outro desafio era fazer um longa sobre um jovem lidando com a perda de um grande amigo sem ter um tom triste: “nós estabelecemos um tom divertido e despreocupado em Homecoming, certo? Aí, quando eu descobri o que eles estavam planejando para o Endgame, eu ficava pensando como vamos equilibrar o tom que estabelecemos, e tivemos que lidar com essas enormes questões e suas consequências”.

O atores Jake Gyllanhall e Tom Holland em cena do “Spider-Man: Far From Home”. (Coretsia: Sony Pictures)

Com as primeiras reações positivas publicadas de que Far From Home é bem bacana, só confirmou que Jon conseguiu o equilíbrio que todos estavam temendo. Eu fui um das poucas jornalistas que pude assistir ao longa antes que todo mundo e confirmo que o filme está muito bom e até achei melhor que Homecoming. No nosso bate-papo, Jon comentou brincando que “os irmãos Russo fizeram tantas coisas malucas no filme (End Game) e agora eu que tenho que lidar com tudo isso” (risos).

“O que é bacana sobre uma personagem como Peter Parker é, mesmo que a perda seja uma parte importante de sua vida, ele também ainda é resiliente. Você vê todos esses jovens que já passaram por muita coisa, inclusive Peter, mesmo assim, eles não estão deixando que isso os impeçam de seguir em frente com suas vidas”, disse Jon sobre o equilíbrio.

O roteiro escrito por Chris McKenna e Erik Sommers também ‘brinca’ em fazer as grandes cenas de batalhas e lutas como no End Game, o que deixou Jon um pouco ansioso. “Claro que, há essa ansiedade de ter feito um filme que vem depois do Endgame, […] É como o quão grande esse filme tem que ser para fazer jus aos acontecimentos do filme anterior. Então, em vez de contornar esses problemas, fizemos o que achamos o que era melhor vamos ver o que o público pensa.”

O longa também aborda questões sobre o mundo pós-Thanos, que em Far From Home é conhecido como ‘blip’ e não o tal do ‘snap’ (o estalar dos dedos), que inclui tudo, desde ter que encontrar novas moradias, – pessoas reaparecendo nos antigos apartamentos que agora são povoados por novos inquilinos -, lidar com irmãos mais novos que são de repente agora são mais velhos que você. “Eu poderia ter feito um filme inteiro apenas como essas reaparições e consequências do desaparecimento de alguns”, comentou Jon, “mas nós tivemos que escolher os que faziam mais sentido para essa história e explorá-los”.

Também estão no elenco Zendaya, Marisa Tomei, Jon Favreau, Jacob Batalon, Angourie Rice, entre outros. A história e personagens são baseados nos quadrinhos de Stan Lee. Esse é mais um daqueles filmes que você precisa ficar até o final dos créditos.

O post Diretor Jon Watts fala sobre “Spider-man: Far From Home” apareceu primeiro em .

Fonte: Gazeta News