Passageiro poderá remarcar viagem para temporada vindoura ou ser reembolsado. A MSC anunciou que seguirá com a vinda de 4 navios para a América do Sul

A armadora Costa Cruzeiros anunciou nesta terça-feira (8) que cancelou a vinda dos três navios que fariam temporada no Brasil a partir de novembro. As embarcações Costa Fascinosa, Costa Luminosa e Costa Pacífica tinham viagens agendadas pela América do Sul até abril de 2021. Essa é a primeira vez em 72 anos que a armadora suspende uma temporada na região.

Em comunicado, a Costa disse estar em contato com as agências de viagens e clientes que adquiriram pacotes para o período e vai oferecer um crédito que poderá ser utilizado na temporada 2021/2022, que já está sendo comercializada. A reserva de uma nova viagem deverá ser feita até 31 de dezembro de 2021, considerando cruzeiros com embarque até 30 de junho de 2022. A armadora pretende operar com dois navios entre dezembro 2021 e abril de 2022: o Costa Favolosa e o Costa Pacifica.

Além do crédito para ser utilizado em outra data, o consumidor terá duas outras alternativas, segundo a lei 14.046 sancionada pelo presidente Jair Bolsonaro e publicada no Diário Oficial da União em 25 de agosto. A primeira será a disponibilização de crédito para o abatimento na compra de outros serviços, como por exemplo algum cruzeiro em outra região do mundo; e a segunda será o reembolso dos valores pagos em até 12 meses a partir do fim do estado de calamidade pública, previsto para 31 de dezembro. Caso o consumidor opte pelo reembolso, a lei também define que as agências de viagens poderão reter o valor da comissão.

Em junho, a Pullmantur também anunciou que suspendeu a vinda do navio Soberano, que fez temporada no Brasil por 11 anos consecutivos. Em comunicado divulgado também hoje, a MSC disse que mantém seus planos de trazer 4 navios para a temporada 2020/2021 na América do Sul. A primeira viagem deverá acontecer a bordo do MSC Preziosa, marcada para zarpar do porto de Santos em 15 de novembro com paradas em Búzios e Ilha Grande. A armadora lançou um site com todas as medidas e protocolos que vem tomando para a retomada segura das viagens.

Fonte: Viagem e Turismo