Estamos quase fechando um ciclo. Faltam poucos dias. E esse é um bom momento para começarmos a traçar novas metas e fazer planos que não fiquem apenas na nossa cabeça, mas que possam realmente ser uma realidade.

Como fala um querido amigo: “Um sonho real”.

É comum que o clima de despedida venha acompanhado de uma reflexão e uma retrospectiva de como nossa vida andou nos últimos meses.

O grande problema é que muitas vezes essa reflexão traz uma sensação de vazio e de que nada mudou. E é nesse momento que nos agarrar nos sentimentos de otimismo e esperança, mas só isso não basta, porque assim será só mais uma doce ilusão.

Mas como sempre falo, para mudar o cenário da nossa vida só dependemos de nós mesmo. Basta olhar para si mesmo e se colocar como um sujeito de ação, um agente de mudanças.

Somos responsáveis por tudo àquilo que cativamos.

Não são os astros, os gurus, as previsões, os amigos ou familiares que vão nos dizer o que fazer. Mas a mudança só será efetiva se partir de você.

Algo dentro de si deve decidir o quê e como mudar. E essa resposta é só sua. Um caminho para exercitar essa consciência é fazer uma retrospectiva do seu ano, porém se colocando como o protagonista da sua própria história, sem terceirizar a culpa ou a responsabilidade para o outro, o que é um grande erro sempre.

Vamos tentar?

Siga alguns exercícios que vai te ajudar você nessa busca. Eu estou tentando.

1-Buscar um momento interno e externo que sejam tranquilos e se conectar com você. Respire com calma, e pense no seu momento presente.

2-Agora faça uma retrospectiva de 2018, como se você estivesse projetando um filme. É importante que considere não só os fatos isoladamente, sentimentos, atitudes, comportamentos, ações e reações, assim como sua capacidade de investimento para mudar ou fazer diferente. Você não é vitima, você é o dono na sua vida.

3-Anote os principais pontos (positivos e negativos), e escreva os momentos em que você mais aprendeu.

4-De um tchau em tudo que foi negativo, deixe ir embora o que não lhe serve mais, substitua por sentimentos fortalecedores.

5-Pense como que você deseja seu 2019, já adotando o novo padrão de pensamento, sentimento e comportamento. Você vai perceber que se sentirá melhor só de pensar nesse novo cenário.

6-Depois escreva uma carta de intenções com tudo que acabou de mentalizar. Essa carta vai servir como um norte para você no ano novo. Nos momentos em que se sentir perdido, acesse essa mensagem e se reconecte com a energia transformadora. E agora é com você, entre em ação e mude, mas mude de verdade, nas ações, nas palavras em tudo e acredite, quando você muda tudo muda ao seu redor.

O post Como encontrar respostas no Ano Novo apareceu primeiro em .

Fonte: Gazeta News