SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – Logo que a final terminou, com vitória emocionante da Argentina nos pênaltis por 4 a 2 contra a França –após empate por 3 a 3 nos 120 minutos–, a Fifa começou a distribuir os prêmios individuais, com destaque para a Bola de Ouro entregue a Messi.

O prêmio, concedido ao melhor jogador do torneio, foi conquistado pelo argentino pela segunda vez. Mais um de tantos feitos históricos alcançados na Copa do Qatar –a primeira vez foi em 2014, no Brasil, quando Messi foi escolhido mesmo com sua seleção perdendo o título para a Alemanha (1 a 0, na prorrogação).

Além da Bola de Ouro, a Fifa divulgou também os vencedores da Bola de Prata e da Bola de Bronze, prêmios que não foram entregues na frente da torcida no estádio Lusail.

O francês Mbappé, Chuteira de Ouro como artilheiro da competição (8 gols), foi eleito o segundo melhor jogador do torneio. E o croata Modric, vencedor do prêmio em 2018, completou o pódio como terceiro melhor do Mundial.

Curiosamente, este ano o prêmio ficou com os camisas 10 das três primeiras colocadas, obedecendo a mesma ordem: Messi (Argentina), Mbappé (França) e Modric (Croácia).

Desde a eleição de Romário para a Bola de Ouro, no distante 1994, que o vencedor não era do time campeão. De 1998 para cá venceram Ronaldo (vice em 1998), o alemão Oliver Khan (vice em 2002), o francês Zidane (vice em 2006), o uruguaio Forlán (quarto em 2010), Messi (vice em 2014) e Modric (vice em 2018).

O pódio da Copa anterior, na Rússia, foi formado por Modric (Bola de Ouro), o belga Hazard (prata) e o francês Griezmann (bronze, e campeão com a França).

Nas outras premiações individuais de 2022, o destaque ficou com os jogadores da Argentina. Confira.

Os prêmios

Bola de Ouro – melhor jogador: Lionel Messi (Argentina)
Bola de Prata: Kylian Mbappé (França)
Bola de Bronze: Modric (Croácia)
Chuteira de Ouro – artilheiro: Kylian Mbappé (França), com 8 gols
Melhor jogador jovem: Enzo Fernández (Argentina)
Luva de Ouro – melhor goleiro: Dibu Martínez (Argentina)