Alan Santos

© Alan Santos Alan Santos

A indicação do ex-prefeito de São José dos Campos Felício Ramuth (PSD) para vice na chapa de Tarcísio de Freitas (Republicanos) trouxe um problema para a campanha do candidato bolsonarista em São Paulo. Felício virou réu da justiça de São Paulo por suspeita de improbidade administrativa pelo envolvimento de suas empresas em licitações supostamente dirigidas na prefeitura de Praia Grande.

Em junho deste ano, o Tribunal de Justiça do Estado deu provimento ao recurso do Ministério Público para reformar decisão da Justiça de Praia Grande que, em 2020, rejeitou a ação da Promotoria que denunciava ato de improbidade administrativa de 13 pessoas, incluindo o vice na chapa de Tarcísio de Freitas e as empresas dele.

O Ministério Público identificou supostas irregularidades em três licitações realizadas entre 2014 e 2016 no município. A CSJ Sistemas, na qual Felício atuava como consultor, venceu as duas primeiras licitações, e na terceira, a Direct Serviços Digitais, que pertencia ao vice de Tarcísio, venceu com lance 125% maior do que o contrato anterior. Atualmente essa empresa é controlada pela ex-primeira-dama Vanessa Ramuth, e tem como outro sócio o pai de Felicio, Elcio Irme Ramuth.

Entre as possíveis irregularidades verificadas na ação, a licitação da prefeitura de Praia Grande não contou com a presença de três empresas, como determina a lei geral de licitações no país. Em duas das licitações o MP verificou que apenas a CSJ e a Direct participaram. Num outro certame, somente a CSJ fez proposta.

Fonte: MSN