trumpOs Estados Unidos passaram de mais de 80 mil mortes provocadas pela Covid-19 e casos dentro da Casa Branca fizeram com que o governo orientasse os funcionários que trabalham em sua Ala Oeste, onde são realizadas as reuniões diárias do presidente Donald Trump, a usarem máscaras, exceto quando estiverem em suas próprias mesas. As informações são de dois altos funcionários para a agência Reuters.

Além do distanciamento social, verificações diárias da temperatura e do histórico de sintomas, desinfetante para as mãos e limpeza profunda regular de todos os espaços de trabalho, todos os funcionários próximos ao presidente e vice-presidente estão sendo testados diariamente para a Covid-19, bem como convidados — afirmou o porta-voz da Casa Branca, Judd Deere, em comunicado.

Tudo isso porque casos confirmados de Covid-19 estão ficando mais próximos da Casa Branca. Na semana passada, um ajudante de ordens de Trump e a secretária de Imprensa do vice-presidente Mike Pence testaram positivo para o novo coronavírus, aumentando a pressão para que o governo tome medidas adicionais para proteger a saúde do presidente de 73 anos e seus funcionários.

O presidente Trump tem relutado em usar máscaras, embora tenha dito que experimentou algumas durante uma visita a uma fábrica de máscaras no Arizona, semana passada.

De acordo com o canal de TV ABC News, a Casa Branca enviou um memorando aos funcionários recomendando que todos que entrem na Ala Oeste usem máscara ou cobertura facial. Visitas desnecessárias de outras partes do complexo da Casa Branca à Ala Oeste, que inclui o Salão Oval e o espaço de trabalho para assessores presidenciais do alto escalão, foram desencorajadas.

Nesta terça-feira, 12, os EUA contavam com 1.354.504 casos confirmados de Covid-19, 81.076 mortes e 232.733 casos de pessoas recuperadas.

Redução de casos

O maior pico de novos casos de coronavírus foi registrado no dia 5 de abril, quando o país confirmou 63.455 novos infectados pela doença, segundo o Centro de Controle e prevenção de doenças.

O número de novos casos confirmados também diminuiu. Na segunda-feira, 11, foram 985 novas mortes causadas pela covid-19 no país, um crescimento de 1,2%, em relação a domingo. O ritmo é menor do que o registrado no dia anterior: de sábado para domingo o aumento foi de 2,2% (de 77.034 para 78.771 mortos).
35 estados americanos já flexibilizaram ou anunciaram o afrouxamento das medidas de isolamento social.

Em Nova York, epicentro da pandemia no país, a retomada só acontecerá a partir de 15 de maio, apesar da redução recente dos números de casos e mortes diários na cidade.

Related Images:

[See image gallery at gazetanews.com]

O post Com casos confirmados, Casa Branca recomenda uso de máscaras para funcionários apareceu primeiro em Gazeta News: O maior Jornal Brasileiro da Florida, nos EUA.

Fonte: Gazeta News