O cofundador e presidente da OpenAI, Greg Brockman, admitiu que a empresa cometeu um erro com a Inteligência Artificial (IA) e tornou-a muito sensível. A afirmação de Brockman surge em resposta a Elon Musk, que afirmou que a IA era demasiado sensível (‘woke’, o termo usado em inglês).

Musk, também ele um cofundador da OpenAI, criticou a ChatGPT por ter mecanismos que impedem a ferramenta de produzir respostas que possam ser consideradas ofensivas. “Cometemos um erro: O sistema que implementamos não reflete os valores que quisemos que lá estivessem”, afirmou Brockman de acordo com o site The Information.

O executivo notou ainda que a empresa não foi suficientemente rápida a lidar com essa questão, pelo que considera as afirmações de Elon Musk uma “crítica legítima”.

“O nosso objetivo não é ter uma IA que seja parcial numa direção. Queremos que a personalidade padrão da OpenAI seja uma que trata todos os lados de forma igual. Quanto ao que isso significa do ponto de vista operacional, penso que ainda não chegámos lá”, afirmou Brockman.