Republicanos da Câmara dos Representantes dos Estados Unidos acrescentaram nesta quinta-feira (20) US$ 5 bilhões ao projeto de lei de gastos governamentais para ajudar o presidente Donald Trump a cumprir a promessa de construir um muro na fronteira com o México.

A medida, que passou pela Câmara e deve ir ao Senado, atende ao pedido de Trump, mas torna mais provável uma paralisação parcial do governo federal neste fim de semana, porque é altamente improvável que os senadores aprovem a legislação. Três quartos dos programas governamentais estão financiados até 30 de setembro de 2019, incluindo os dos Departamentos de Defesa, Trabalho e Saúde e Serviços Humanos. Mas o financiamento de outras agências, como os Departamentos de Segurança Interna, Justiça e Agricultura, vencerá à meia-noite desta sexta-feira. Uma paralisação deixaria muitos funcionários federais sem pagamento no Natal.

Presidente da Câmara dos Representantes dos EUA, Paul Ryan, caminha na Casa após votar em projeto de lei que inclui fundos para a construção do muro na fronteira com o México — Foto: Joshua Roberts/Reuters

Em diversos tuítes publicados na manhã desta sexta-feira, Trump exortou o líder da maioria republicano no Senado, Mitch McConnell, a aprovar o projeto de lei da Câmara. Atualmente os republicanos têm uma maioria estreita de 51 a 49 no Senado. Mas o líder democrata, Chuck Schumer, disse que o projeto não passará.  “Se os democratas votarem não, haverá uma paralisação que durará muito tempo”, escreveu Trump em um tuíte. “O senador Mitch McConnell deveria lutar pelo muro e pela segurança na fronteira tão duramente quanto lutou por qualquer coisa”, tuitou. “Ele precisará de votos democratas, mas como se viu na Câmara, coisas boas acontecem”.

Fundos para o muro

Trump disse que não sancionará um projeto de lei separado aprovado pelo Senado na quarta para manter o governo funcionando até 8 de fevereiro, porque o texto carece de fundos para o muro. Apoiadores de Trump fazem financiamento coletivo para o muro com o México. A construção do muro na fronteira é uma de suas principais promessas de campanha em 2016, por isso os republicanos da Câmara se apressaram para acrescentar os recursos e acalmar o presidente. Trump exigiu US$ 5 bilhões para o muro, que argumenta ser necessário para conter imigrantes ilegais e drogas, uma primeira parcela de um projeto gigantesco que os democratas rejeitaram por considerar ineficaz e um desperdício.

Guardas de patrulha da fronteira dos EUA caminham perto de um protótipo do muro que o presidente dos EUA Donald Trump pretende colocar na fronteira com o México nesta foto tirada do lado mexicano da fronteira, em Tijuana — Foto: Jorge Duenes/Reuters

‘Posição clara’

Trump, que acusou democratas de politizarem o muro da fronteira, disse que o vê como um trunfo em sua campanha de reeleição de 2020. Na semana passada, em um encontro na Casa Branca com líderes democratas do Congresso, ele disse que teria “orgulho de paralisar o governo pela segurança na fronteira”. “Deixei minha posição muito clara. Qualquer medida que financie o governo tem que incluir a segurança na fronteira”, disse Trump no evento na Casa Branca. Especialistas conservadores de direita e parlamentares exortaram Trump a insistir no custeio do muro agora porque será impossível obtê-lo depois que os democratas assumirem o controle da Câmara em 3 de janeiro.

Fonte: Brazilian Press