A evolução do mercado.

Quem diria. Todo mundo quer e precisa se organizar! A evolução do mercado de organização nos USA é constante, sendo que estima-se em 2016, um faturamento de quase 16 bilhões de dólares. Segundo o Freedonia Group, apenas o mercado de organização residencial chegará a 10 bilhões em 2020.

O fenômeno é mundial, sendo que principalmente no Brasil, o crescimento foi absolutamente notável. O tema organização e produtividade tem sido referência constante na mídia. Novos blogs e sites surgem a cada dia. Numa busca rápida pelas palavras “organize” ou “como organizar” veremos centenas de páginas e links relacionados. Digite “Personal Organizer”, ou “Professional Organizer”, e aonde há 15 anos atrás pouco teria aparecido, hoje são milhares de links.

Os cursos para qualificação de Personal Organizers recebem cada vez mais alunos, e atraem muitos interessados em entrar neste promissor mercado. Empresas como Container Store, Ikea e Bath, Bed & Beyond nos USA, Leroy Merlin, Etna e TokStok no Brasil, bem como o grande varejo de Internet, como Amazon e outros, vem investindo e ampliando seus departamentos relacionados à organização, oferecendo uma infinidade de produtos organizadores e soluções para o aumento da praticidade.

Personal Organizers estão abrindo empresas, consultorias, blogs, sites, lojas etc, ampliando a variedade de ofertas e serviços. Revistas e programas de rádio e TV tem abordado especificamente o tema organização como caminho para uma melhor qualidade de vida.

Pois é, todo mundo precisa se organizar! Por tudo isso, é que acredito num crescimento exponencial da indústria da organização para os próximos anos nos USA e também no Brasil.

Tendências.

A vida moderna imprime às pessoas um ritmo muitas vezes alucinante, o que faz com que o tempo fique mais curto e cada vez mais valioso. É nesse cenário que o trabalho de um Personal Organizer passa a ganhar um papel cada vez mais importante.

Pesquisas apontam que o consumidor moderno busca por praticidade, e é isso exatamente que as soluções de organização oferecem, praticidade e bem estar.

As pessoas tem dado mais valor à qualidade de aproveitamento do tempo que possuem, e vão cada vez mais preferir gastá-lo bem, com a família, com o lazer ou com o seu desenvolvimento pessoal. Mas começam a perceber, que para conseguir isso, precisam aprender a se organizar.

Me parece claro, que os espaços residenciais e de trabalho estão ficando cada vez menores, e vão precisar de organização e otimização para se tornarem ambientes funcionais e produtivos. É exatamente aí que entra o Personal Organizer, oferecendo serviços, orientação e soluções para uma vida com mais praticidade e organização.

Se considerarmos que tudo evolui e nos espelharmos no mercado americano, que já tem mais de 40 anos de desenvolvimento, iremos entender que há muito ainda por acontecer no setor.

Para onde vamos agora.

Embora nos últimos anos tenhamos experimentado um forte crescimento, as possibilidades para o futuro são ilimitadas. Vários estudos e reportagens, apontam o Personal Organizer como uma das profissões do futuro, pois além da capacidade analítica e de relacionamento, está capacitado a ajudar seus clientes a ganharem mais espaço, mais tempo e maior praticidade no seu dia a dia, a organizar a sua vida digital e tantos outros serviços especializados, em setores como o da 3ª idade, casamentos, mudanças residenciais e corporativas, gerenciamento de documentos, gerenciamento da informação eletrônica e muitos outros, que irão demandar cada vez mais por especialistas.

O mapa do futuro.

Como empreendedor e pioneiro deste setor no Brasil, vejo um futuro promissor para a profissão de Personal Organizer, e continuo investindo e acreditando no crescimento deste setor, aqui e em todo o mundo.
Associações como a NAPO – National Association of Professional Organizers, aqui nos USA, ou no Brasil a ANPOP – Associação Nacional dos Profissionais de Organização e Produtividade, ou ainda inúmeras outras associações espalhadas pelo mundo, ajudam a fortalecer e a regulamentar a atividade, dando condições para que ela se desenvolva de forma sustentável.

Grandes eventos nacionais e internacionais, aproximam Personal Organizers da indústria, varejo e também do consumidor. O 7º Congresso Internacional Personal Organizer Brasil, deve reunir quase 5000 pessoas em São Paulo em outubro de 2020, em 3 dias de evento, demonstrando a grande força do setor no país. Aqui nos USA grandes eventos realizados pela NAPO e também no setor do varejo, como a Houseware Show de Chicago, seguem o mesmo caminho.

O profissional de organização já desempenha um papel cada vez mais fundamental na sociedade, ajudando empresas e pessoas nos processos de organização, e será naturalmente, cada vez mais procurado e valorizado.

Convido você a conhecer mais de perto tudo isso, e descobrir o despertar de uma nova, promissora e bonita profissão, a de Personal Organizer.

José Luiz Cunha

Consultor e especialista em organização e produtividade no trabalho, proprietário da OZ! Organize sua Vida, fundador da ANPOP , criador do Congresso Personal Organizer Brasil e ganhador do prêmio Founder’s Award, concedido pela NAPO em Atlanta, 2016.

Quer saber mais sobre esta profissão? Clique no link:

materiais.organizesuavida.com.br/curso-miami

O post O despertar de uma nova profissão apareceu primeiro em .

Fonte: Gazeta News