Além dos desfiles e blocos do Rio de Janeiro e São Paulo, a folia em Minas Gerais e Espírito Santo tem potencial para atrair turistas estrangeiros

O Carnaval começa nos próximos dias e o turista internacional que visita o Brasil no período também tem diversas opções de lazer na Região Sudeste. Além dos tradicionais desfiles de escola de samba e blocos de rua do Rio de Janeiro e São Paulo, o visitante estrangeiro também encontra muita animação e atrativos turísticos diversos no Espírito Santo e em Minas Gerais.

O Carnaval capixaba promete reunir grande número de foliões tanto na capital Vitória, quanto no interior do estado.  Mais de 30 blocos de rua agitarão as ruas de Vitória. Já no interior, as cidades de Serra, Vila Velha, Cariacica, Alfredo Chaves, Domingos Martins, Linhares, Cachoeiro do Itapemirim, São Mateus e Anchieta sediam os desfiles de mais de 60 blocos até a quarta-feira de cinzas.

Em Minas, a folia vai além dos mais de 50 bloquinhos de carnaval previstos para desfilar na capital Belo Horizonte entre os dias 1º e 6 de fevereiro e que reunirão mais de 4,6 milhões de foliões. O turista terá a oportunidade de aliar o Carnaval ao Turismo Cultural nas cidades históricas de Minas Gerais. Entre elas, Ouro Preto, Tiradentes e Diamantina que já são tradicionais redutos de foliões e seus blocos de rua. 

Nos intervalos da folia, o turista estrangeiro tem a possibilidade de conhecer a fundo a cultura local. Repleta de igrejas, prédios históricos, casarões e construções bem preservados. As cidades da região contam com enorme patrimônio arquitetônico barroco produzido durante o Brasil Colonial.

RIO E SÃO PAULO

Os blocos de rua que agitam o Rio de Janeiro e São Paulo são uma realidade e, hoje em dia, chamam a atenção de turistas nacionais e internacionais tanto quanto os desfiles na Marquês de Sapucaí e no Sambódromo do Anhembi. 

A prefeitura do Rio de Janeiro calcula mais de 500 desfiles nesta edição. A previsão é que os dias de festa reunirão mais de 7 milhões de foliões nas ruas da capital fluminense. Toda essa movimentação irá gerar aproximadamente 72 mil postos de trabalho.

Já a capital paulista terá a maior quantidade de desfiles da história. São 516 blocos em 556 desfiles por 300 trajetos diferentes e a festa se entende até dia 10 de março. O Carnaval deste ano cresceu 20 % na capital paulista em relação à edição de 2018, que reuniu 433 blocos.

 

Fonte: Embratur