O presidente da Embratur (Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo), Gilson Machado Neto, acompanhou nesta terça-feira (27/10), em Brasília, um grupo de empreendedores do Nordeste para apresentar, junto aos ministérios da Infraestrutura, do Turismo e da Economia, demandas voltadas ao potencial turístico e, consequente, desenvolvimento social e econômico daquela região.

A interlocução das agendas foi realizada pelo presidente da Embratur, que recebeu os empresários na sede da Embratur e seguiu em comitiva para reuniões com os ministros Tarcísio de Freitas, do Ministério da Infraestrutura, ministro Marcelo Álvaro Antônio, do Ministério do Turismo e ministro Paulo Guedes, do Ministério da Economia. Durante os encontros foram apresentados pleitos do setor empresarial para alavancar os potenciais turísticos da região.

Segundo o presidente da Embratur, Gilson Machado Neto, o empresariado tem mostrado interesse em trabalhar em conjunto com o governo na busca de soluções com pautas propositivas em prol do turismo. “ A gente vê que a mentalidade do empresário está mudando. Ele não espera mais que o governo forneça tudo, que caia tudo do céu. O empresário está sim tomando atitude, que é o que a gente tem visto não só chegando com pleitos, mas com soluções e números, além de projetos”, avalia.

De acordo com o presidente da Embratur, o governo é receptivo ao trabalho em conjunto e com probabilidade de um futuro promissor para o Estado brasileiro. “Há indicativos concretos de concessão de vários pleitos como rodovias, portos e ferrovias estimulando a iniciativa privada”, acrescenta o presidente Gilson Machado Neto. “A vocação maior do Nordeste é o turismo, e é também do Brasil. Hoje, como um País de turismo de natureza, temos buscado melhorar a infraestrutura aeroportuária, viabilidade para que o setor aéreo consiga um preço mais acessível para os voos e que o turismo se torne mais barato”, destaca o presidente da Embratur.

Na avaliação do empresário Guillherme Ferreira da Costa, as agendas foram produtivas para o desenvolvimento do Estado de Pernambuco. “Isso se percebe com a receptividade que tivemos aqui nos ministérios, todos abertos a receber nossas pautas para destravar entraves e encontrar maneiras de aumentar o desenvolvimento da região, assim como melhorar a vida do povo pernambucano e do Brasil, de uma forma geral. O presidente Gilson foi nosso Embaixador e eficaz nesse processo de estreitar nossa relação com o governo federal. Vamos voltar para Pernambuco com sentimento de missão cumprida, principalmente no segmento do turismo”, ressalta o vice-presidente do Movimento Atitude, Guilherme Ferreira da Costa.

Dentre as pautas do empresariado do Nordeste foram apresentadas demandas da região Sul de Pernambuco, das praias, da cidade de Recife, onde há projetos de melhorias para incrementar o turismo, assim como projetos da zona Norte de Recife e do Centro de Convenções da cidade, além de pleitos para o desenvolvimento do trade e para região do interior do Estado. Segundo empresário pernambucano, ficou agendada uma visita do ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio, para apresentar o potencial de desenvolvimento do turismo de Pernambuco.

Participaram dos encontros com os ministros os empresários do Grupo Atitude, Alfredo Bezerra Leite (Itamaracá Transportes), Eduardo Henrique de Oliveira e Silva (ASA Alimentos), Guilherme Cavalcanti- Diretor Executivo do Movimento Atitude PE, Guilherme Ferreira Costa (Ferreira Costa Home Service), Halim Nagem Neto (Nagem Eletrônica), José Teodósio Neto (Grupo ATP), Paulo Perez Machado (Grupo BCI).

Pela Embratur, acompanharam as reuniões o Diretor de Marketing, Inteligência e Comunicação, Silvio Nascimento e o Diretor de Gestão Corporativa, Carlos Gomes Brito.

Fonte: Embratur