Dois homens foram presos na cidade de Cariacica, no Espírito Santo, no sábado, dia 22, suspeitos pelo assassinato da brasileira Ana Paula dos Santos Feitosa Braga, de 24 anos, na Califórnia.

Braga foi dada como desaparecida pela família e amigos desde o final de janeiro e o seu carro foi encontrado na semana passada, no estacionamento de um cassino no estado de Oklahoma.

De acordo com a nota da Polícia Federal, Thiago Philipe Souza Bragança e Walderson Junior da Silva confessaram o assassinato. O caso é investigado pela Polícia Federal e pela polícia de Los Angeles. O corpo da jovem ainda não teria sido localizado, apesar de jornais na Califórnia terem informado que a polícia de Los Angeles o havia encontrado.

Para a Polícia Federal, Thiago e Walderson confessaram que mataram a jovem estrangulada com um fio de energia. Depois, enrolaram corpo em um colchonete e colocaram no porta-malas do carro dela.

A fuga

De acordo com a PF, a fuga cinematográfica dos suspeitos começou logo após o homicídio, quando os homens seguiram no automóvel da vítima, carregando seu corpo, em uma viagem de 2 horas, até abandoná-lo na cidade californiana de Hot Springs.

Ainda no automóvel da vítima, viajaram ao Estado de Oklahoma, e mais tarde, de ônibus, para o Texas. A fuga ainda contou com uma travessia terrestre para o México, de onde, a partir da capital, Cidade do México, tomaram um avião para o Rio de Janeiro/RJ.

Durante todo esse tempo, a dupla pressionou e extorquiu, tanto os próprios familiares quanto parentes da vítima, com o intuito de obtenção de recursos que os ajudassem na fuga.

O crime chegou ao conhecimento da PF, que passou a monitorar os acusados e manter contatos com as autoridades norte-americanas. Enquanto a PF seguia no encalço dos fugitivos, a LAPD (Los Angeles Police Department) investigava as circunstâncias do crime e da fuga, nos Estados Unidos. Os contatos entre as agências eram feitos mediante a participação ativa do Serviço de Segurança Diplomática do Consulado Americano no Rio de Janeiro e da Adidância da Polícia Federal em Washington.

Os dois suspeitos pelo assassinato foram detidos no ES. Foto: TV Gazeta.

Vídeos obtidos pela polícia mostram que, após o assassinato, eles zombaram da vítima e chegaram a gravar um vídeo mostrando o celular dela. “Eu matei ela e ainda estou com o telefone da mulher, né”, disse um deles, no vídeo.

Ana Paula morava em Boston (MA), mas havia se mudado para a Califórnia, onde trabalhava em uma empresa de aplicativo de transporte. A mãe dela mora na cidade de Mateus Leme, em Minas Gerais, e fez um vídeo pedindo ajuda para levar o corpo da filha para o Brasil.

Denúncia

A polícia conseguiu chegar aos assassinos por meio de uma denúncia. A PF então analisou imagens das câmeras de segurança perto do prédio de Ana Paula e viu que, no dia do crime, ela entrou no prédio com dois homens e depois de algumas horas eles desceram carregando apenas o edredom, usado para esconder o corpo.

Após o crime, os suspeitos abandonaram o carro de Ana Paula e foram para o México, de ônibus. Lá, pegaram um voo para o Brasil, onde chegaram no dia 6 deste mês, e foram para o interior do Espírito Santo, onde têm familiares.

“O Núcleo de Repressão às Organizações Criminosas e à Corrupção (Nuroc) instaurou inquérito, pediu a prisão e a prisão foi concedida. Paralelamente, a Polícia Federal e o serviço de inteligência da Polícia Militar já estavam de campana. O 7º Batalhao da PM de Cariacica descobriu onde eles estavam e efetuaram a prisão”, disse o secretário de Segurança Pública, Roberto Sá.

Drogas

Após ser preso, Thiago falou que eles estavam usando drogas no dia do crime e que agiram para se defender, porque Ana Paula estaria com uma faca.

Punição

“O que agora a gente espera é que os americanos vão continuar trabalhando na busca por mais provas e que, através da Polícia Federal, nós vamos internacionalizar essas provas no Brasil e para conseguir uma condenação pesada, que é o que esses indivíduos merecem”, disse Eugênio Ricas, representante da Polícia Federal em Washington, ao G1.

O post Dois suspeitos pelo assassinato de brasileira em Los Angeles (CA) são presos no Brasil apareceu primeiro em .

Fonte: Gazeta News