Carlos Gimenez, prefeito de Miami-Dade, em Brasília. Foto: MIAMI-DADE AVIATION DEPARTMENT.

O Condado de Miami-Dade e o serviço postal brasileiro dos Correios fizeram uma parceria e lançaram o “Compra Fora” – um serviço de transporte que reduzirá o tempo que leva para entrega de compras dos Estados Unidos para o Brasil. No caso, todas as encomendas serão enviadas do Aeroporto Internacional de Miami.

O prefeito de Miami-Dade, Carlos A. Gimenez, e o diretor da MIA, Lester Sola, anunciaram a nova parceria durante uma coletiva de imprensa em Brasília na terça-feira, 29. O serviço de remessa acelerada permite a compra nos EUA com destino ao Brasil, que é enviada ao MIA, reduzindo o tempo de chegada do pacote ao endereço de destino.

O processo deverá acelerar os embarques internacionais de comércio eletrônico para o Brasil, reduzindo os prazos de entrega de semanas ou meses para dias. É possível ter uma estimativa do valor final no site dos Correios.

Como funciona

Para utilizar o Compra Fora é necessário fazer um cadastro no site. O consumidor então receberá um endereço nos Estados Unidos e um número identificador. Depois, basta comprar o produto que deseja — no site em que ele é vendido — e informar como endereço de entrega aquele fornecido pelos Correios.

Miami sediará o primeiro escritório dos Correios no exterior

Os itens comprados por clientes do “Compra Fora” registrados no Brasil serão armazenados nas instalações da Interport Logistics, sediada em Miami, na Zona de Comércio Exterior do Condado de Miami-Dade, antes de serem inspecionados, pré-autorizados e despachados pela MIA com um selo dos Correios. Esses embarques chegarão ao Brasil como carga nacional e serão transportados para seus destinos finais.

Não há cobrança de mensalidade ou inscrição para usar o serviço e é possível ainda fazer compras em vários sites e pedir que eles sejam enviados juntos. Nesse caso, é preciso pagar uma taxa para junção dos pacotes.

Na maioria dos casos, todos os impostos e taxas relativas ao produto e seu envio já estarão pré-definidos. Quando a encomenda chegar ao endereço nos EUA, o comprador deverá realizar o pagamento para liberar o envio do pacote ao Brasil.

Há um prazo de 15 dias que as encomendas podem ficar gratuitamente antes de serem enviadas, depois é cobrada uma taxa.

As encomendas podem ter, no máximo, 30kg e a soma delas não pode ultrapassar US$ 3 mil. A parte burocrática de declaração na alfândega é feita pelos Correios, mas a Receita Federal pode barrar a entrada das encomendas no país.

São dois tipos de serviço: o envio “standard”, com preço menor e prazo maior, e o “express”, com prazo menor.

Miami

O Brasil é o maior mercado internacional de passageiros e voos de carga do aeroporto de Miami, segundo a MIA, que informa que envia mais de US $ 12 bilhões em carga ao Brasil a cada ano, conforme cita oSouth Florida Business Journal.

“O governo brasileiro designou a MIA como o único aeroporto dos EUA capaz de pré-liberar o comércio eletrônico ligado ao Brasil”, disse Sola em um comunicado. “Esperamos que nossa nova parceria com os Correios estimule o aumento do comércio e do comércio entre o Condado de Miami-Dade e o Brasil, o principal mercado de economia e comércio eletrônico da América Latina”.

Como porta de entrada para a América Latina e o Caribe, Miami está posicionada para ser um importante centro de comércio eletrônico. O MIA é o aeroporto mais movimentado do país para frete internacional e transporta mais mercadorias para a América Latina e o Caribe do que qualquer outro aeroporto dos EUA.

Assim como qualquer compra online, ela poderá ser rastreada pela internet até sua chegada ao Brasil.

O post Correios e Miami-Dade lançam o “Compra Fora” – serviço de entrega dos EUA para o Brasil apareceu primeiro em .

Fonte: Gazeta News