O microcirurgião plástico brasileiro Dr. Fausto Viterbo foi o primeiro da área a criar uma técnica de transplante de nervos como solução para a impotência masculina. Em 2017, o médico relatou seu uso de enxerto de nervo para restaurar a função erétil em homens após prostatectomia.

Diretor da Clínica de Cirurgia Plástica “Dr. Fausto Viterbo” em Botucatu desde 1982., em 2011, Dr. Viterbo decidiu usar o mesmo método em pacientes com câncer de próstata. Os resultados foram 66% dos pacientes que conseguiram retomar as atividades sexuais normalmente e os outros 40% que conseguiram retomar muitas atividades sexuais saudáveis, incluindo a ejaculação. Sendo assim, enxertos de nervo em outros campos o conduziram a uma nova descoberta na área de impotência masculina.

Segundo o cirurgião, ele descobriu uma maneira inédita de conectar nervos periféricos, que crescem juntos em uma cirurgia não invasiva com duração de seis horas. O procedimento envolve cortar um nervo saudável e ligá-lo pela extremidade a um nervo não saudável. O médico brasileiro afirma ainda que “qualquer nervo pode ser usado como doador, conforme descobri em minha tese de Ph.D. Comecei a usar a técnica na face, para ligar o lado saudável do rosto ao lado paralisado. Consegui tratar paraplégicos com ausência de sensibilidade. Ajudei pacientes a recuperar o olfato.”

Os resultados completos do procedimento têm sido observados no prazo de um ano e têm melhorado a qualidade de vida em 100% dos pacientes, segundo o médico.

Nos quadros de traumatismo do quadril após acidentes com motocicleta, os pacientes que receberam enxertos de nervo tiveram melhora. Pacientes idosos também foram imensamente beneficiados com seu procedimento. Ele também está trabalhando em enxertos de nervo na aréola para quem possui implantes de silicone.

Tendo concluído tanto sua residência em cirurgia geral quanto em cirurgia plástica, incluindo cirurgia cosmética, Dr.Viterbo é especialista em tratamentos para paralisia facial, tendo desenvolvido técnicas para melhoramento das condições faciais.
Em sua carreira na medicina, o médico brasileiro também trabalhou com crianças, salvando-as da atrofia através do desenvolvimento dos músculos faciais.

Palestrante convidado em um fórum organizado pela International Society of Plastic Surgery (Sociedade Internacional de Cirurgia Plástica Estética), (ISAPS, na sigla em inglês), um fórum aberto que trata da cirurgia plástica estética que foi realizado no recém-renovado Miami Convention Center, onde médicos do mundo todo trocaram conhecimento sobre novas técnicas, Dr. Viterbo falou sobre sua descoberta.

Para saber mais sobre o trabalho do médico ou entrar em contato com sua equipe, acesse o website ou a página oficial no facebook.

O que é a ISAPS

A Sociedade Internacional de Cirurgia Plástica Estética (ISAPS) é a principal entidade profissional mundial de cirurgiões plásticos com certificação de especialidade emitida pelos seus respectivos conselhos. Fundada em 1970, o corpo de membros da ISAPS inclui mais de 3,2 mil cirurgiões mundialmente reconhecidos e respeitados na área de cirurgia plástica reconstrutiva e estética, englobando 103 países em todos os continentes, refletindo a missão verdadeiramente internacional da organização. O estatuto da ISAPS foi assinado nas Nações Unidas.

A Sociedade foi fundada com o intuito de oferecer um fórum para o intercâmbio de ideias e conhecimentos visando o avanço da cirurgia plástica estética. Além disso, a ISAPS se tornou o padrão de ouro no oferecimento de educação continuada aos seus membros no que tange novos procedimentos, técnicas e opções em cirurgia plástica estética e reconstrutiva. Os cirurgiões da ISAPS são membros de suas respectivas sociedades nacionais de cirurgia plástica e, nesta seara, a ISAPS serve como uma ponte importante entre muitas sociedades e organizações profissionais distintas.

O post Cirurgião plástico brasileiro cria técnica pioneira na recuperação da potência masculina apareceu primeiro em .

Fonte: Gazeta News