Centenas de manifestantes se reuniram no último domingo no Pão de Açúcar, um dos pontos turísticos mais famosos do Rio de Janeiro, para protestar contra a construção de tirolesas. O movimento “Pão de Açúcar sem Tirolesa” é formado por moradores da Urca, montanhistas e ambientalistas, que alegam que a obra terá impactos visuais e ambientais inaceitáveis, além de ser apenas o primeiro passo de uma série de transformações planejadas para a região.

O projeto prevê a construção de quatro linhas de aço, com 755 metros de comprimento, sobre a floresta entre o Pão de Açúcar e o Morro da Urca. A inauguração está programada para o segundo semestre deste ano.

Cerca de 200 manifestantes participaram do protesto, segundo a Associates Press, mas uma petição online para interromper as obras já foi assinada por quase 11 mil pessoas.

O Morro do Pão de Açúcar, localizado no bairro da Urca, foi nomeado Patrimônio da Humanidade em 2012 e tem a designação de monumento nacional no Brasil. Atualmente, os teleféricos até o cume já atraem centenas de milhares de turistas todos os anos.

Veja as imagens do protesto na fotogaleria acima.