SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – O Brasil registrou 27 mortes e 4.125 casos de Covid neste domingo (21). Com isso o país chega a 682.587 vidas perdidas e a 34.278.744 pessoas infectadas desde o início da pandemia.

A média móvel de casos permanece em queda e agora é de 15.300, redução de 40% em relação ao dado de duas semanas atrás. A média de mortes também está em queda, de 28%, e agora é de 148 óbitos por dia.

Os dados do país, coletados até 20h, são fruto de colaboração entre Folha de S.Paulo, UOL, O Estado de S. Paulo, Extra, O Globo e G1 para reunir e divulgar os números relativos à pandemia do coronavírus. As informações são recolhidas pelo consórcio de veículos de imprensa diariamente com as Secretarias de Saúde estaduais.

O consórcio de veículos de imprensa deixou de atualizar os números de vacinados contra a Covid nos fins de semana e feriados. Nos dias úteis, os dados são atualizados normalmente. A medida visa evitar imprecisões nos números informados ao leitor.

A mudança ocorre devido a problemas na consolidação dos dados de vacinação pelas secretarias estaduais. Diversos estados não atualizam o total de vacinados aos fins de semana e feriados, e mesmo os que o fazem, por vezes, informam números desatualizados, que não correspondem à realidade e costumam ser corrigidos nos dias seguintes.