Agosto deve ser um pouco mais quente e seco que o normal na capital de São Paulo este ano, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). A previsão do tempo mostra mínimas e máximas com oscilações. Na quinta-feira, 3, por exemplo, a previsão é de máxima de 31ºC e mínima de 15ºC. No sábado, a temperatura cai e fica entre 13ºC e 22ºC.

O mês deve seguir o padrão de julho, que teve uma média mensal acima do comum para essa época do ano e oscilações bruscas de temperatura. No mês passado, o dia mais frio na capital paulista (média de 9,8ºC, em 15 de julho) veio logo depois do dia mais quente (média de 28,6ºC, em 12 de julho).

Para esta primeira semana de agosto, o Inmet prevê uma massa de ar seco que deve deixar o tempo estável e sem chuva. Poderão ser registrados baixos valores de umidade relativa do ar, chegando a um número inferior a 30%, o que indica estado de atenção. Já na segunda semana de agosto, deve chover, aliviando um pouco a umidade do ar.

No litoral paulista, chove neste sábado, 5, e a mínima e máxima ficam em 19ºC e 28ºC em Santos e Itanhaém, ao sul, segundo o Climatempo. Já em Ubatuba, no litoral norte, não chove e a temperatura fica entre 16ºC e 29ºC no sábado.

No interior do Estado, a região central repete o padrão da capital, com sol na primeira semana inteira e chuva na segunda semana de agosto. A mínima é de 14ºC e a máxima de 30ºC na sexta-feira, 4, em Campinas e de 16ºC e 34ºC em Araraquara.

Em outras partes do Estado, o clima permanece seco até o final da segunda semana, pelo menos. São José do Rio Preto tem mínima e máxima de 18ºC e 34ºC e Franca de 16ºC e 30ºC no sábado, 5.

Confira a previsão para o restante do Brasil:

– Região Sul: a previsão é de volumes de chuva próximos ou acima da média no leste dos três Estados do Sul, enquanto no noroeste do Paraná chove abaixo da média para esta época do ano. As temperaturas ficam mais baixas principalmente nas regiões de maior altitude do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina, que podem ter mínimas abaixo de 10ºC;

– Região Sudeste: as regiões mais longes da costa do mar devem ter volumes de chuva próximos ou ligeiramente abaixo da média. Já no litoral, deve haver pancadas de chuva por conta da passagem de frentes frias pelo oceano. A capital do Rio de Janeiro marca entre 18ºC e 31ºC no sábado, 5, e Belo Horizonte (MG) entre 14ºC e 30ºC;

– Região Centro-Oeste: as temperaturas devem ficar acima da média para o mês em toda a região, principalmente em Mato Grosso, onde os valores médios devem chegar a 28ºC. Em Brasília (DF), a mínima é de 14ºC e a máxima de 30ºC no primeiro sábado. O volume de chuva fica próximo ou um pouco abaixo do padrão;

– Região Nordeste: o tempo é seco nesta época do ano no Nordeste, em especial mais à oeste. A previsão é de volume inferior a 20 mm ou nenhuma chuva em algumas localidades. Já as temperaturas são quentes: Maranhão e Piauí devem ter média mensal acima de 28ºC. Neste sábado, Salvador (BA) fica entre 21ºC e 29ºC e Natal (RN) entre 22ºC e 30ºC;

– Região Norte: a chuva fica abaixo da média na maior parte da região ao longo do mês, exceto no Pará e no Amapá, onde são esperados volumes acima do esperado para esse período do ano. A temperatura é bastante quente. Neste sábado, Palmas (TO) deve marcar entre 22ºC e 37ºC e Manaus (AM) entre 25ºC e 38ºC.

Informações meteorológicas são do Inmet.