Como plano de recuperação judicial, companhia irá descontinuar 40% de suas rotas a partir de abril

Por Giovanna Simonetti

access_time 26 mar 2019, 18h02

A Avianca anunciou o fim de 21 rotas, o que corresponde a 40% dos trechos operados pela companhia atualmente. A medida faz parte do plano de readequação da empresa, que hoje está em recuperação judicial. Todos os voos serão descontinuados a partir do mês de abril, de forma progressiva, diz a companhia.

Além disso, três bases operacionais em aeroportos serão fechadas, no Galeão (Rio de Janeiro), Petrolina (PE) e Belém (PA), o que significa que voos da companhia não acontecerão mais nestes lugares.

Em fevereiro, a Avianca já havia anunciado a descontinuidade, a partir de 1º de abril, dos voos diretos que partem de Guarulhos com destino a Santiago do Chile, Miami e Nova York. São, no total, 24 rotas extintas – das 56 que aconteciam até hoje.

Serão mantidas 32 rotas, entre 23 destinos. A frota de aviões também será reduzida para 26 aeronaves. Em nota, a Avianca afirmou que as rotas mantidas são “estratégicas e continuam a ser operadas normalmente, com seus pousos e decolagens mantidos dentro do cronograma previsto”.

Abaixo as rotas que serão descontinuadas a partir de abril:

Aracaju-Salvador

Belém-Guarulhos

Fortaleza-Bogotá

Salvador-Bogotá

Brasília-Cuiabá

Brasília-Fortaleza

Brasília- Galeão

Brasília-Maceió

Brasília-Salvador

Florianópolis-Galeão

Fortaleza-Galeão

Guarulhos-Galeão

Galeão-Foz do Iguaçu

Galeão-João Pessoa

Galeão-Natal

Galeão-Porto Alegre

Galeão-Salvador

Maceió-Salvador

Petrolina-Recife

Petrolina-Salvador

Recife- Salvador

Reservei um voo em alguma dessas rotas. Como proceder?

A Avianca anunciou que passageiros com bilhetes emitidos poderão solicitar o reembolso completo do valor, que será realizado em até sete dias após o pedido. O dinheiro será devolvido pelo mesmo método de pagamento das passagens, como determina a Anac: próxima fatura do cartão de crédito ou depósito em conta corrente, no caso de emissão de boleto. O reembolso pode ser pedido por aqui. No formulário, selecione o motivo “Cancelamento de voo gerado pela Avianca”

Caso o viajante preferir, ele poderá ser reacomodado em voos de companhias parceiras. Realizado de forma gratuita, o rearranjo precisa ter o mesmo destino que o original e nas primeiras oportunidades de voo, de acordo com o Anac.

Para responder mais dúvidas, consulte o site da Anac ou ligue no SAC da Avianca, no número 0800 286 6543.

Fonte: Viagem e Turismo