Sede da Conmebol. Foto: Pixabay

A Conmebol definiu quais serão os dois países convidados para disputar a Copa América de 2020, junto com as 10 seleções da América do Sul: Catar e Austrália.

Os 12 times serão divididos em dois grupos de seis. Uma chave terá sede na Colômbia, a outra terá sede na Argentina. Também já está definido quem vai ficar em cada grupo. Um sorteio vai decidir em que chave estará cada convidado.

Sede Norte: Brasil, Colômbia, Equador, Peru, Venezuela e Austrália/Catar
Sede Sul: Argentina, Bolívia, Chile, Paraguai, Uruguai e Austália/Catar

Os quatro melhores de cada grupo avançam às quartas de final. O formato prevê que toda a fase eliminatória (quartas, semifinais e final) sejam disputadas no mesmo país.

A Colômbia é favorita, mas nesta terça-feira, em Paris, dirigentes da Argentina fizeram uma apresentação do país ao Conselho da Conmebol, na qual se mostraram prontos para abrigar a decisão da Copa América de 2020.
O projeto apresentado pela Argentina prevê o uso de seis estádios no torneio. A entidade só vai tomar essa decisão no dia 13 de junho, quando sua cúpula se reúne em São Paulo.

Proximidade com a Ásia
O Catar, que também vai participar da edição de 2019 do torneio, já estava confirmado desde abril. A outra vaga foi definida nesta semana. Depois de negociar com a China, que era dada como favorita, a Conmebol convidou a Austrália.
A partir de 2020, a Copa América será disputada a cada quatro anos, sempre nos anos pares entre as Copas do Mundo, sempre em paralelo à Euro: 2024, 2028, 2032, etc.

A edição de 2019, a ser disputada no Brasil a partir da semana que vem, será a última em anos ímpares. Trata-se também da última edição do contrato comercial com a Datisa, agência de marketing esportivo que esteve no centro do “Caso Fifa”.
O convite a Austrália e Catar para disputar a Copa América de 2020 reforça os laços entre a Conmebol e a Confederação Asiática de Futebol. Particularidades do futebol: embora fique na Oceania, a Austrália faz parte da AFC (sigla em inglês para a Confederação Asiática de Futebol).
Em 2019, os dois convidados também são da AFC: Catar e Japão, que por coincidência foram os finalistas da última Copa da Ásia, vencida pela seleção do Oriente Médio.

A Copa América de 2020 foi motivo de um quase rompimento entre dirigentes da Conmebol e da Concacaf, a confederação que reúne os países da América Central e da América do Norte.

O presidente da US Soccer (a CBF dos EUA), Carlos Cordeiro, enviou cartas para os 10 países da Conmebol convidando-os para disputar um “torneio continental” nas datas previstas para a Copa América de 2020, iniciativa que foi mal vista pela Conmebol.

Fonte: Martín Fernandez

O post Austrália deve participar da Copa América 2020 apareceu primeiro em .

Fonte: Gazeta News