Campeão e destaque na temporada 2021, o Atlético-MG ficou longe da disputa do título do Campeonato Brasileiro na última temporada e inicia sua trajetória para voltar a ser protagonista. Neste sábado, às 21h, recebe o Vasco, no Mineirão, em Belo Horizonte (MG). O clube carioca almeja há muito mais tempo voltar a disputar títulos de expressão com consistência e retorna à elite, após dois anos, com grande expectativa.

Ano passado, o Atlético terminou na sétima colocação com 58 pontos, muito aquém do que esperava sua torcida. Nesta temporada, chega com moral após faturar mais um Campeonato Mineiro, consagrando-se tetracampeão consecutivo diante do América. O time contará com bom apoio da torcida, que até o fim de sexta-feira comprou 26 mil ingressos.

O Vasco, após ser adquirido pela 777 Partners, garantiu o retorno à elite e reformulou o elenco, com mais de R$ 100 milhões em contratações. O time foi eliminado nas semifinais do Carioca, mas jogou de igual para igual com o Flamengo. Por outro lado, amargou eliminação precoce na Copa do Brasil, diante do ABC, em pleno São Januário. Apesar da expectativa da torcida, o primeiro objetivo do Vasco é permanecer na primeira divisão sem sustos.

No Atlético-MG, o técnico Eduardo Coudet segue tendo dúvida no ataque, já que Paulinho está com fadiga muscular, sendo poupado no meio da semana, na vitória por 2 a 1 diante do Brasil-RS, pela Copa do Brasil. Entretanto, se tiver condições, o jogador revelado pelo Vasco vai para o jogo. O volante Edenílson também foi poupado, mas não deve ser problema.

Coudet também frisou que o desgaste físico é preocupação, mas prometeu escalar o que tiver de melhor. “Havia jogadores no limite no último jogo, que nem sequer levamos para o banco. Depois de uma comemoração (do título mineiro), o jogo posterior é muito difícil. E agora já temos outro jogo importante, contra o Vasco. Vamos avaliar quem está bem e colocar o melhor time possível.”

Por conta das eliminações mais cedo no Carioca e Copa do Brasil, o Vasco teve mais tempo para se preparar para o Brasileirão, seu principal objetivo na temporada. A principal mudança para o técnico Maurício Barbieri é a saída do experiente meia Nenê, que se transferiu ao Juventude, apesar de ter acordo com o clube carioca para retornar como dirigente em 2024.

Com isso, Alex Teixeira passa a ser o dono da posição no setor criativo. Luca Orellano é o jogador para fazer sombra, mas ainda não emplacou. No restante, a base da escalação que vinha atuando deve ser mantida. Principal contratação, o atacante Pedro Raul tenta se firmar após perder pênalti decisivo.

Barbieri reconheceu que o Vasco precisa primeiro ter um bom nível de competição, mas não deixou de sonhar com vagas em torneios internacionais. “Temos etapas para cumprir e elas são progressivas. Em um primeiro momento é muito importante ser competitivo com qualquer adversário e ter regularidade no desempenho. Se conseguirmos isso, podemos pensar em vaga em uma competição internacional. Pelo que a gente apresentou até agora, acho que o Vasco tem tudo para surpreender.”