O Vale do Silício é sinônimo de empresas de tecnologia como Google, Facebook e Apple. Essas empresas são as chamadas start-ups de “unicórnio”. Não, não a criatura mítica de um chifre. No jargão da tecnologia, um “unicórnio” é uma empresa start-up de propriedade privada que é altamente valorizada em mais de US $ 1 bilhão e oferece uma mercadoria rara para as massas.

Desde 2018, os aplicativos populares DoorDash e Airbnb são duas das mais recentes empresas de “unicórnio”. Muitas pessoas não podem imaginar ficar em hotéis agora que a facilidade e o conforto do Airbnb existem.

Tel Aviv, Israel

De Tel Aviv, Israel até o grande estado do Texas nos EUA, aqui estão cinco cidades ao redor do mundo que são o próximo possível Vale do Silício.

Tel Aviv foi apelidada de “Start-Up Nation” devido à expansão do mercado imobiliário costeiro da cidade e a mais de 4.000 novas empresas recém-formadas. O aplicativo de navegação GPS Waze foi criado em Tel Aviv e foi recentemente comprado pelo Google por US $ 1 bilhão.

Se Jerusalém é o centro religioso de Israel, Tel Aviv é o seu centro econômico. Enquanto a maioria dos aplicativos hoje em dia se concentra em tornar nossa vida diária mais conveniente, uma empresa iniciante em Tel Aviv criou o protótipo de carne cultivada em laboratório, uma conquista econômica e ambiental para o mundo inteiro.
Austin, Texas, EUA
Austin é conhecida por ser um ícone cultural para sua cena de música ao vivo. É o lar de ambos os programas de televisão Austin City Limits, que apresenta concertos ao vivo e festival de música SXSW (South by Southwest), entre outras atividades centradas na música.

No entanto, Austin está se expandindo lentamente de ser o centro da música ao vivo para ser o centro de start-ups do sul dos EUA, criando milhares de novas start-ups a cada ano. Além da música, Austin se orgulha de ser uma cidade universitária que atrai a população mais jovem, graças à Universidade do Texas e seu amado time de futebol americano universitário, o Texas Longhorns.

Tudo pode ser maior no Texas, mas Austin tem um dos menores custos de vida, o que torna a cidade uma área financeiramente atraente para as empresas de tecnologia.

Estocolmo, Suécia

Lembre-se há alguns anos, quando um pequeno jogo chamado “Candy Crush” foi o jogo mais jogado no Facebook? A empresa que criou o jogo, King, está sediada em Estocolmo, na Suécia. O aplicativo de longa duração Skype e o serviço de streaming de música Spotify são apenas alguns dos sucessos deste país escandinavo.

Estocolmo é agora a base de mais de 20.000 empresas iniciantes. A indústria de tecnologia na Suécia foi impulsionada pelo investimento do governo em sua internet de alta velocidade. Possui a segunda maior velocidade de internet do mundo. Os suecos experientes em computadores foram apelidados de “a super estrela tecnológica do norte” por sua crescente indústria de tecnologia.

New York

Nova York tem muitos apelidos – A Grande Maçã, A Cidade Que Nunca Dorme, Capital da Moda do Mundo. Seu status como uma das cidades mais populosas do mundo poderia transformar a cidade costeira no próximo Vale do Silício.

Outro benefício que os gurus de tecnologia da NYC têm é que a mídia, os consumidores e as empresas de investimento já estão estabelecidas lá. NYC tem o maior número de start-ups “unicórnio” nos Estados Unidos, atrás do Vale do Silício. O alto custo de vida da cidade é equilibrado pela acessibilidade aos avanços tecnológicos já criados.

Xangai, China

Os 1,38 bilhão de pessoas da China podem ser proibidos de acessar aplicativos monstruosamente populares, como o Facebook ou o Google, mas isso não os torna menos informatizados do que o resto do mundo. Na verdade, empresas iniciantes na China criaram suas próprias versões desses aplicativos que superam o original.

Empresas baseadas na Internet passaram por um boom mundial nos anos 90. Como todas as bolhas, eventualmente estourou e só nos últimos anos essa tecnologia inovadora colocou as start-ups de volta no mapa. Agora, essas cinco grandes cidades globais estão competindo para serem nomeadas como o próximo Vale do Silício naquele mapa.

O post 5 cidades tentando competir com Vale do Silício apareceu primeiro em .

Fonte: Gazeta News