Os viajantes europeus estão ávidos para retomar as viagens, mas a ansiedade sobre um número crescente de casos de coronavírus e restrições de viagens rigorosas podem fazer com que muitos suspendam seus deslocamentos previstos, de acordo com um novo estudo da Comissão Europeia de Turismo (ETC).

Espanha está entre os destinos mais populares de praia para as próximas férias dos europeus
Espanha está entre os destinos mais populares de praia para as próximas férias dos europeus

Mais de um em dois entrevistados indicou que pretende fazer uma viagem nos próximos seis meses, com a maioria (80%) planejando viajar dentro da Europa. Saúde e segurança (21%) junto com paz de espírito (14%) são os fatores mais importantes para os europeus que planejam viajar.

Os respondentes ainda sonham com suas férias de verão – após uma temporada fraca devido à situação da pandemia –, com 25,3% deles desejando mar, sol e praia para o próximo período de lazer. Quase 20% planejam passear pela cidade, 15,6% preferem natureza e ar livre e 8,5% querem uma viagem de bem-estar e relaxamento.

Segundo o levantamento, os destinos mais populares para praia e mar são Espanha, Itália e França. Os mais procurados para uma temporada na cidade são Alemanha, França e Itália. Já os preferíveis para um passeio ao ar livre e na natureza incluem França, Itália e Alemanha.

Sobre os países preferenciais para viagens dentro do continente, os participantes se dividiram entre Espanha, com 7,8%, França e Itália, ambos com 7,3%, Grécia, com 6,2%, Alemanha, correspondendo a 6%, Portugal, citado por 4,6% dos europeus, Reino Unido, por 4,2%, Croácia, com 4,1%, Áustria, com 3,4%, e Países Baixos, com 3,3%.

Fonte: PANROTAS