Salem era uma das cidades mais importantes na época em que os Estados Unidos ainda era uma…

Salem era uma das cidades mais importantes na época em que os Estados Unidos ainda era uma colônia do império Inglês. O nome Salem significa: cidade da paz, mas naquela época, a paz estava longe de acontecer e os conflitos internos, políticos e religiosos eram enormes, o que gerou uma “guerra interna”, entre os governantes e o império Inglês.

Colonos recém chegados da Inglaterra e de outras partes da Europa, lutavam para sobreviver em Salem e seus lutadores deixaram uma marca nesta cidade que sofreu quase quatro séculos.

Vista parcial do mar

Os primeiros milionários da américa moravam em Salem. Suas fortunas foram feitas por causa de seus veleiros, ou seja, navios mercantes e o grande legado deixado pelos moradores ilustres, pode ser visto nas formas de uma arquitetura incomparável que hoje em dia viraram museus únicos.

Salem e suas bruxas

Devido a uma combinação social, religiosa, e fatores políticos e legais, 14 mulheres e cinco homens foram enforcados pelo crime de bruxaria em 1692, neste mesmo ano, outro homem foi pressionado a confessar o crime de bruxaria e por se recusar a ir em julgamento, ele acabou morrendo esmagado por pedras e um adicional de cinco pessoas morreram na cadeia.

Casa onde nasceu o escritor Nataniel, famoso por ter escrito o românce 7 Gables

Isso foi em um momento em que a maioria dos homens europeus acreditavam que as bruxas eram reais e causaria mal. O crime de bruxaria, ou herege era grande na Europa e em várias partes do mundo, inclusive no Brasil. É estimado que entre a metade do meio do século XVI, cerca de 50 mil pessoas foram executadas legalmente pelo o crime de bruxaria na Europa e suas colônias.

Antes de 1692, os testes de bruxa na Nova Inglaterra, aconteceram em alguns locais, mas felizmente, envolveu poucas pessoas. Os testes de Salem eram diferentes, e atingiu aproximadamente 175 acusados durante o tempo da crise política e religiosa naquela época.

Comércio criado pela filha de Nataniel, dentro da casa
onde moravam

Os testes de bruxa duraram um curto período da história americana, mas deixou uma marca indelével e infelizmente, algumas vítimas. Hoje a cidade recebe muitos visitantes, por causa das antigas histórias das bruxas que foram presas e mortas no final do século XVI.

Algumas casas das pessoas envolvidas em bruxaria, viraram museus e vários pontos turísticos na cidade são bem interessantes e ricos em histórias envolventes e cheia de curiosidades e magia. Passar um final de semana em Salem, se tornou um roteiro turístico mágico e ao mesmo tempo cultural, já que a cidade tem muita história para poder contar para os seus visitantes. 

Um dos roteiros que eu destaco nesta matéria é a House of the Seven Gables.

The House of the Seven Gables, ou mansão do mar como era conhecida, apresenta o estilo Jacoban/pós medieval e foi construída em 1668, pelo capitão John Turner I, chefe de uma das famílias marítimas mais bem sucedidas das novas colônias da Inglaterra.

Quadro do escritor Nataniel que escreveu sobre a casa dos Sete Gables

A experiência empresarial de Turner vem dos seus antepassados, acostumados com o comércio de pesca, negociação, e empresas mercantes, o que veio definir a economia dos Puritan New England e assim começou a tradição marítima da Inglaterra, New England e outras partes do mundo.

John Turner II modernizou a decoração da casa com o estilo georgiano. A casa passou por muitas modificações e hoje ela é um exemplo da arquitetura Georgiana daquela época.

Capitão Samuel Ingersoll, um capitão rico, comprou a propriedade em 1782, Ingersoll removeu quatro dos Gables, para criar uma casa federal mais moderna, procurando manter a moda do tempo. Após sua morte em 1804, sua filha Susanna Ingersoll herdou a propriedade. A mansão era sua casa e a central para os negócios de sucesso dela em Salem.

A senhorita Ingersoll foi prima de segundo grau do famoso escritor Nathaniel Hawthorne. Hawthorne sempre visitava e ficava hospedado na casa de sua prima e assim ele aproveitava o seu tempo para poder escrever. Em 1845 e 1846, ele se sentiu inspirado pela aparência da casa e com os contos de sua prima, e assim ele aproveitou e escreveu o seu famoso romance, a Casa dos Sete Gables, em 1851.

1ª, 2ª, 3ª, 4ª- artigos que são exibidos na casa

Em 1879 a mansão do mar, foi parar em leilão. Em 1883 a família Upton comprou a casa para ser um lugar rentável de negócios.

A família Upton foi a primeira a oferecer excursões na mansão. Henry O. Upton era um músico bem conhecido e ensinava aulas de dança ao redor de Salem. Seu filho, J. Henry Upton oferecia aulas de órgão e piano e a filha, Henrietta, foi instrutora em oratória e cultura física.

Ida Upton foi uma artista que ficou conhecida, por ter pintado uma xícara de “bruxa” na mansão, o que foi o primeiro souvenir típico do mundo.

Os Uptons venderam a propriedade depois que eles se mudaram para Salem Willows. O próximo proprietário foi Caroline Emmerton, uma filantropa e conservacionista, ela quem fundou e criou a associação da House of the Seven Gables para poder ajudar famílias imigrantes que estavam se estabelecendo em Salem, no início do século XX.

Inspirada por Jane Adamm, ela comprou a mansão em 1908 e juntamente com o arquiteto, Joseph Everett Chandler resolveu restaurar a mansão e assim manter a aparência original. Chandler era uma pessoa conhecida no início do século 20 e sua filosofia influenciou o modo em que a casa foi preservada.

O objetivo de Emmerton foi preservar a casa para futuras gerações e fazer visitas educativas e culturais, também como usar os procedimentos turísticos para financiar seus programas de ajuda comunitária.

Devido à Emmerton, Chandler, e incontáveis apoiadores ao longo dos anos, a casa dos sete gables sobreviveu com suas características únicas intactas. O que ajuda as pessoas a entenderem os  350 anos de histórias de Salem e New England. The House of the Seven Gables é uma das maiores mansões feita de madeira na américa do norte, que ainda conserva a sua fundação original. 

Para visitação, veja informações no site: https://7gables.org

The House of the Seven Gables  |  115 Derby Street  |  Salem, MA 01970

Phone Number: 978-744-0991  |  Fax Number: 978- 741-4350  |  Email Address: [email protected]

Fonte: Cláudia Abreu Leite

Fonte: Brazilian Times