Marketing vs Vendas

A sustentabilidade de uma empresa está relacionada à sua capacidade de gerar lucro. Em outras…

A sustentabilidade de uma empresa está relacionada à sua capacidade de gerar lucro. Em outras palavras, uma empresa que gera apenas prejuízo no curto, médio e longo prazo, está fadada a sair do mercado.

Já que o lucro é a diferença entre as receitas e as despesas, para gerar lucro uma companhia precisa aumentar suas entradas e diminuir suas saídas. A entrada de recursos é feita por meio de marketing e vendas.

Essas ferramentas são responsáveis não apenas pela receita, mas pelo crescimento de uma companhia. Muitas pessoas confundem esses conceitos, mas seriam eles a mesma coisa? Qual é a diferença entre marketing e vendas? Qual é mais importante para uma empresa?

Para esclarecermos a diferença entre ambos, precisamos primeiramente entender o que cada um significa e o papel que cada um desenvolve dentro de uma empresa.

O marketing busca entender as necessidades dos clientes e oferecer um produto que gere valor para eles. Em outras palavras, marqueteiros entendem as necessidades de sua persona (público-alvo) e buscam gerar no cliente um desejo por um produto ou serviço específico.

O marketing faz isso em quatro âmbitos: produto, preço, praça e promoção; todavia o muitos enxergam o marketing como sendo responsável apenas pela promoção, no sentido de promover algo.

De modo mais específico, o marketing tem um papel fundamental no processo de vendas, o de prospectar clientes. Através de campanhas de marketing é possível captar leads (contato de clientes) que serão utilizados pela equipe de vendas para concretizar o negócio.

Falando em vendas, essa tem uma função muito específica: converter um lead em receita. Nesse sentido, entende-se que vendas é essencial para uma empresa.

Em uma analogia com o mergulho, vendas é o oxigênio que mantem o mergulhador (empresa) respirando. O que seria o marketing então? Marketing seria todo o apoio (barco, time, empresa) que possibilita o mergulhador de fazer seu mergulho.

O Marketing tem uma visão mais focada no médio e longo prazo, enquanto vendas está mais focada no curto e médio prazo. Qual dos dois é mais importante? Nenhum.

Marketing e Vendas são interdependentes. Têm funções diferentes em um processo, mas não necessariamente um é mais necessário que o outro.
O que fazer diante disso? É importante que os esforços de marketing e de vendas estejam alinhados em uma estratégia empresarial. Pra isso, é necessário que o empresário assuma o papel de administrador de sua empresa.

É lamentável que empresários não conseguem delegar suas tarefas operacionais para os funcionários a fim de se dedicarem a vendas e marketing.

Outros por não dominarem o idioma, evitam o contato com o cliente, ignorando o fato de que é o cliente que irá comprar os produtos ou serviços da empresa. Se você deseja crescer seu negócio, invista nessas áreas, pois é por meio delas que qualquer empresa garante sua sobrevivência.

Para saber mais acesse www.prosperenoexterior.com
Imagem retirada de: https://itec.net.br/projeto2018/produto/gestao-em-marketing-e-vendas-curso-superior-sequencial/

Fonte: Brazilian Times

Comentários Facebook