Um grupo de xerifes de condados da Flórida assinaram para iniciar um treinamento com o Immigration and Customs Enforcement (ICE). Com o treinamento, eles poderão cumprir mandados do ICE dentro do Warrant Service Program.

O programa é projetado para ajudar policiais locais a cumprir mandados federais em nome do Immigration and Customs Enforcement (ICE).

Sob a lei federal atual, os policiais locais não podem servir mandados federais. No entanto, sob o programa WSO, se um pedido de detenção de 48 horas for emitido junto com um mandado para um preso indocumentado, os policiais certificados pelo WSO poderão cumprir esse mandado e então entregar a pessoa ao ICE.

Onze xerifes assinaram, incluindo o Gabinete do Xerife do Condado de Pinellas, que inclui cidades como Clearwater e Saint Petersburg, será o primeiro a implementar o programa.

“Esta é a melhor de todas as opções disponíveis para legalmente honrar os detentores do ICE, porque é fácil de implementar e é legalmente possível”, disse o xerife do condado de Pinellas, Bob Gualtieri, na segunda-feira (6).

Entre os condados que assinaram para entrar no WSP estão: Pinellas, Charlotte, Polk, Sarasota, Manatee, Hernando e Walton.

Cerca de 9 mil solicitações de detentores são feitas a cada ano na Flórida. O governo federal diz que espera ver um aumento nas deportações, graças a este novo programa.

“O programa WSO fortalecerá a segurança de sua comunidade garantindo que a custódia de estrangeiros criminosos em suas cadeias seja transferida para o ICE, para que possamos iniciar procedimentos adicionais de remoção da maneira mais segura possível”, disse David Marin, vice-diretor adjunto do ICE.

Condado de Hillsborough está fora

O xerife do condado de Hillsborough, Chad Chronister, optou por não integrar o time de 11 xerifes de condados da Flórida que assinaram com o ICE para um programa de treinamento chamado

“Eu acredito que isso faz de um policial do escritório de xerife se torne um agente do ICE e eu não acredito, como um xerife local, que somos responsáveis por prisões de imigração”, disse o xerife Chronister.

O xerife Chronister diz que, apesar de não participar, sua agência ainda trabalhará junto com todas as agências federais, incluindo a ICE.

“Se eles decidirem que querem aquele preso assim que as acusações locais estiverem satisfeitas, eles têm até 48 horas para buscar aquele indivíduo ou aquele indivíduo será liberado”, disse ele. “Existe um braço federal para isso. Eu deixo eles fazerem o trabalho deles e nós faremos o nosso e isso está protegendo nossos cidadãos”.

O xerife também teme que o programa possa tornar as vítimas menos propensas a se manifestarem.

O post Xerifes da Flórida ingressam em treinamento para cooperar com o ICE apareceu primeiro em .

Fonte: Gazeta News