Bebidas típicas de vários países para relembrar ou sonhar com as viagens futuras

Nossos planos de voo estão adiados por algum tempo, mas isso não nos impede de viajar e relembrar alguns dos melhores destinos do mundo com a dose certa ou, para sermos mais claros, um bom drink! Bebidas típicas nos remetem a lugares maravilhosos e momentos especiais que já vivemos durante viagens. São ainda uma ótima porta de entrada para começar a conhecer a cultura de um novo destino ou sonhar com o tão desejado embarque. E se bater aquela dúvida na hora de escolher o rumo da sua viagem etílica, experimente a volta ao mundo! O importante é brindar para esquecer um pouquinho os problemas e relembrar as melhores viagens! Para te ajudar nessa tarefa, preparamos uma lista com 20 drinks para dar a volta ao mundo sem sair de casa! Saúde e bebam com moderação!

1 – Tequila – México 🇲🇽

Para começar a percorrer o mundo, nada como um bom shot de tequila, não é? A tequila nos lembra ótimos momentos, afinal, um shot de tequila com os amigos é sempre cercado de muita felicidade e gargalhadas, no melhor estilo do povo mexicano! A bebida, feita à base de agave-azul (uma espécie de cactos) é a mais tradicional do México e rende drinks maravilhosos, como a clássica Marguerita. A tequila é uma bebida forte e deve ser apreciada com moderação (mas não muita). Vale dizer que, assim como a nossa cachaça, a tequila tem denominação de origem controlada e diferentes níveis de qualidade. Uma boa tequila é uma experiência das melhores no universos das bebidas.

Shot de tequila

Shot de tequila

2 – Champagne – França 🇫🇷

Se você faz a linha mais fino e um shotzinho delícia de tequila não é para você, que tal então uma boa e borbulhante champagne? O espumante, apesar de ter cópias no mundo todo, é tradicional da região de Champagne-Ardenne, na França, e somente a bebida produzida por lá pode levar esse nome oficial. O champagne, ou champanhe, nada mais é que um delicioso vinho branco espumante que traz frescor e leveza ao dia de qualquer um. Vale dizer que a descoberta da bebida foi feita por dois monges que insistiam em acertar a receita do vinho, mas sempre erravam na mão. Um dele, o monge beneditino Dom Pérignon, deu nome a um dos mais famosos champanhes da França. O champagne pode ser usado em diversos drinks, mas um dos mais populares é a Mimosa, que rende um bom despertar em dia de sol.

3 – Scotch whisky – Escócia 🇬🇧

A seriedade e sobriedade de um copo de whisky atrai os amantes de bebidas menos festivas, mas ainda assim superfortes, já que o whisky tem, no mínimo, 40% de álcool. Sentar-se para relaxar e apreciar um bom whisky é quase um ritual entre os amantes da bebida. Os tradicionais são os escoceses (e ingleses), que produzem variações da bebida destilada como o blended (mistura de maltes) e single malt (com apenas um tipo de malte). O envelhecimento em barris de madeira ajuda a dar as características especiais de cada bebida, como os bourbons americanos, que precisam ser envelhecidos em barris de carvalho queimado para receberem essa denominação. Vale dizer que a denominação scotch só pode ser usada por uísques produzidos na Escócia, onde nasceu a bebida. Drinks com uísque não são tão comuns entre os brasileiros, mas garantimos que há receitas deliciosas, como a do Manhattan.

4 – Pisco – Peru e Chile 🇵🇪🇨🇱

Essa briga aqui é das melhores! Quem já viajou para o Chile ou para o Peru sabe que a disputa pela maternidade do pisco é acirrada e nunca houve uma conclusão sobre a origem. Na dúvida, consideramos que o pisco tem mesmo duas famílias e cada uma delas é especial! O pisco é uma bebida destilada à base de uva, tão forte e intensa em sabor quanto a nossa cachaça e a tequila mexicana. Pode ser degustada em shots (especialmente os pisco de altíssima qualidade) ou também como ingrediente de excelentes drinks, como o clássico Pisco Sour. Os dois países produzem versões levemente diferentes do pisco e, sem querer botar fogo nessa bebida alcoólica, vale lembrar que o nome pisco é original da cidade de Pisco, localizada atualmente no Peru. E segue a briga, mas sempre com um copo na mão!

5- Sakê – Japão 🇯🇵

Para acalmar os ânimos, vamos a uma bebida que não há dúvida alguma sobre a origem. O sakê é mesmo japonês e ninguém tira esse título dos orientais! Na linha de bebidas de médio teor alcoólico (entorno de 16% a 20% e alta capacidade de embebedamento), o sakê é o queridinho dos japoneses. Produzido à base da fermentação do arroz com água, o sakê existe deste o século III e pode ser consumido em diferentes temperaturas, do quente ao gelado. A escolha varia de acordo com o tipo e qualidade do produto, o que torna a bebida diferente e rende novas experiências.

O sakê costuma ser bebido em pequenas porções, usando copinhos de cerâmica ou pequenas taças, e é muito apreciado como um aperitivo antes da refeição. Diferente da tequila, não é bebido em shots e deve ser apreciado calmamente. Ah, claro, ele também vai bem como ingrediente na culinária e em alguns bons drinks. No Brasil, é comum usar o sakê na preparação de Caipisake (caipirinha de saquê), mas vale também na preparação do Sakê Martini e diversos outros drinks adaptados.

6- Limoncello – Itália 🇮🇹

O limoncello é um delicioso aperitivo italiano, daqueles que bebemos sem susto, sem pressa e até um pouco sem controle. Licor produzido à base de limão, o limoncello pode ser degustado antes das refeições (para abrir o apetite), depois das refeições (como digestivo) ou ainda em deliciosos drinks durante o dia todo. É uma bebida refrescante e servida bem gelada fica absolutamente deliciosa. Depois de abrir a garrafa, deixe-a sempre no freezer para quando bater aquela vontade de se lembrar da Itália, especialmente das regiões produtoras a sudoeste do país, como a Costa Amalfitana, Capri e Sorrento. Para um bom drink refrescante, experiente o Cello Spritz.

7- Rum – Caribe 🇨🇺🇵🇷🇧🇧🇯🇲🇲🇶🇭🇹

Tá aí uma bebida capaz de dar a volta ao mundo em apenas uma garrafa! A história que envolve a criação e disseminação do rum (e bebidas semelhantes com outros nomes) atravessou oceanos (do Chipre às Américas, por mãos de reis e piratas) e é até difícil dizer qual a origem desta iguaria alcoólica. Na dúvida, deixamos o rum para os países que hoje usam a bebida em drinks quentes e receitas capazes de fazer qualquer um dançar. Runs de excelente qualidade são produzidos no Caribe, em lugares como: Cuba, Porto Rico, Jamaica, Martinica, Haiti e Barbados (que reivindica a criação do rum como é feito hoje).

O rum é uma bebida destilada e produzida a partir da cana de açúcar ou do melaço de cana. O rum, assim como a cachaça, tem cor transparente e ganha tons caramelo devido ao envelhecimento em tonéis de madeira. Para degustar o rum em preparos de coquetéis, experimente os clássicos caribenhos Piña Colada, Mojito, Daiquiri e Cuba Libre. Ah! O rum pode chegar a 75% de teor alcoólico. Melhor ter cuidado nos embalos do Caribe.

8- Vodka – Rússia e Polônia 🇷🇺🇵🇱

A vodka ultrapassou fronteiras e há muito tempo não é uma tradição apenas da Rússia e da Polônia, países onde acredita-se que nasceu a bebida e onde ela se popularizou. Hoje, a vodka faz parte do universo de festeiros do mundo todo. Destilada, praticamente sem cheiro e gosto, a vodka pode ter entre 35% e 60% de álcool, o que faz dela a bebida perfeita para compor incontáveis drinks. Ela é produzida a partir de diferentes cereais, a depender da região de origem. Vale arroz, cevada, milho, trigo, centeio, batata e até figo. Vodka vai bem com tudo e em qualquer mistura, tanto que rende os mais variados e deliciosos drinks, como as populares caipiroskas! Aproveite (com moderação)!

9- Gin – Inglaterra 🇬🇧

O Gin se tornou o queridinho dos bartenders e agora figura em todos os cardápios de drinks com as receitas mais variadas. A bebida, que até pouco tempo não era valorizada entre os brasileiros, agora faz parte dos brindes mais chiques, finos e elegantes das baladas locais. A bebida é um destilado à base de cereais (com processo semelhante ao da vodka) e apresenta sabor complexo e bem marcante com a adição de especiarias como, zimbro, coentro, cardamomo, pimenta da jamaica e outros. Cada marca tem a sua receita e segredinho. Apesar de ter nascido como um remédio na Holanda do século XVII, foi mesmo na Inglaterra que o Gin ganhou popularidade, qualidade e status de bebida (atualmente com teor alcoólico entre 35% e 50%). Para degustar o Gin em modo clássico, experimente os drinks Gin Tônica, Dry Martini ou um elegante Cosmopolitan.

10- Amarula – África do Sul 🇿🇦

Ufa! Foi muito álcool até agora. Então vamos dar uma aliviada com uma porção doce (mas ainda alcoólica) de felicidade. A Amarula é um delicioso licor da África do Sul produzido à base de leite e dos frutos da marula, uma árvore típica da savana conhecida também como a árvore dos elefantes (como está bem estampado no rótulo da marca original). Cremoso, docinho e muito saboroso, o licor Amarula vai bem em pequenas doses, geladinho e depois ou antes das refeições. É a bebida ideal para quem não tem muita resistência, já que tem apenas 17% de teor de álcool. Se quiser incrementar o consumo, experimente usar a Amarula em sobremesas e drinks mais adocicados.

11- Vinho do Porto – Portugal 🇵🇹

O vinho do Porto se difere, e muito, dos vinhos comumente tomados em todo o mundo. Encorpado, forte e adocicado, o vinho do Porto faz as vias de aperitivo, seja antes ou depois das refeições. Beber um bom vinho do Porto é quase um ritual. Servido em delicadas taças, ele deve ser apreciado em pequenas porções sem intenção alguma de embebedamento (apesar de chegar a mais de 70% de teor alcoólico). É mesmo um ritual de degustação. Apesar de parecer estanho, o vinho do Porto é produzido com as uvas colhidas na região do Douro, 100 km distante da Cidade do Porto, região que o popularizou por ser o grande polo distribuidor para o mundo. O Vale do Douro é uma das mais belas paisagens de Portugal e merece a visita não só pelos vinhedos, mas por todo o mágico cenário. Vale dizer que a produção do Vinho do Porto é feita e armazenada em cavas na Vila Nova de Gaia, cidade vizinha à Cidade do Porto (mais especificamente do outro lado do Rio Douro).

12- Jägermeister – Alemanha 🇩🇪

Uma dose de Jägermeister é suficiente para qualquer esquenta pré-balada. De composição complexa, sabor agradável e 35% de teor alcoólico, esse destilado original da Alemanha é capaz de deixar alegrinho qualquer festeiro ainda desanimado. Experimente tomar um shot para começar a ver a folia chegar. O Jägermeister não é uma bebida muito antiga e existe oficialmente desde a década de 1930, tendo como referência uma lenda de caçador, o que deu à bebida a fama de ter na composição até mesmo sangue de cervo (tudo inveja dos inimigos).

Composto por 56 ervas, especiarias, frutas e raízes, o Jägermeister tem sabor único e tom esverdeado, por isso vai bem em diversas receitas originais de drinks, sendo a mais famosa delas o basicão com energético, chamado de JägerBomb.  Beba gelado! E como diz a própria marca, o Jägermeister é inalterado na receita e inabalável em popularidade (a bebida está entre os dez destilados mais consumidos no mundo). 

13- Raki – Turquia 🇹🇷

O intenso sabor de anis marca o raki, licor tradicional da Turquia que encontra receitas semelhantes em outros destinos do mundo, como a Grécia (chamado de ouzo) e destinos do Oriente Médio (onde ganha o nome de araki). O raki turco tem entre 40% e 50% de teor alcoólico e é feito à base de uvas e figos, passado por processo de fermentação e também destilação, sendo ainda adicionado de anis ao final. O raki é bebido gelado, como aperitivo, antes ou depois das refeições (especialmente petiscos típicos), e conta com uma característica muito especial: Ao ser adicionado de água e gelo, o raki deixa de ser transparente e vira uma bebida leitosa e aromática, o que deu a ele o título de leite de leão. Já vamos adiantar que o raki tem um sabor marcante e intenso, não agradando a todos os paladares, mas vale você experimentar para dar o seu veredicto.

14- Cerveja – Bélgica 🇧🇪

A incerta origem da cerveja e a grande representatividade em todo o mundo, com diversos estilos bastante específicos e regionais, nos levou a ter que escolher apenas um país para falar sobre ela. E nada melhor que os monges da Bélgica (mais uma vez os maravilhosos monges) para serem os oficiais detentores da representação da cerveja na nossa lista! Produzida à base da fermentação do malte, cevada, lúpulo e outros cereais (a depender da receita e da origem), a cerveja é considerada a bebida alcoólica mais antiga do mundo, com registros sobre a sua existência em 6000 anos a.C.. Só na Idade Média que a cerveja começou a ser produzida em mosteiros (o primeiro foi na Suíça), já sendo acrescentada de especiarias e lúpulo, o que rendeu características muito especiais e aromáticas às cervejas.

A Bélgica hoje é reconhecida como um dos melhores polos produtores de cerveja no mundo, com bebidas de altíssima qualidade, aliadas a receitas tradicionais (ou nem tanto, já que por lá experimentam de tudo na composição da cerveja). Para ir direto a boas cervejas belgas, procure as marcas Chimay, Duvel, Rodenbach, Gulden Draak, Brasserie Dupont e a trapista Westvleteren, cerveja que só pode ser comprada in loco no mosteiro. Enfim… São mais de 1.000 cervejarias na Bélgica. Aproveite cada uma delas.

15- Absinto – Suíça 🇨🇭

O absinto ganhou fama devido ao alto teor alcoólico e facilidade com que alterava o comportamento das pessoas, motivo que levou à proibição da venda da bebida por muitas décadas em diversos países, inclusive o Brasil. O absinto, apesar de ser a cara da Belle Époque Francesa e ter influenciado muitos grandes artistas, tem como local de nascimento a Suíça. Foi lá, no final do século XVIII, que o então remédio ganhou novos ingredientes e se tornou uma bebida alcóolica desejada e produzida em larga escala na Europa.

O famoso destilado de cor esverdeada, apelidado de fada verde, é composto por um mix de ervas (como anis, funcho e absinto) e pode alcançar mais de 70% de teor alcoólico. Um ingrediente em especial ajudou a tornar a bebida famosa: a tujona, princípio ativo alucinógeno da losna (como também é chamada a erva absinto). Hoje, já com a venda liberada, as receitas de absinto têm a quantidade de tujona e álcool controladas, sendo que no Brasil o teor máximo permitido de álcool é de 54%. Já é suficiente, né, coleguinha? Cuidado e pega leve! Você pode usar o absinto também em drinks, pra aliviar o álcool. O clássico é bebê-lo com um cubo de açúcar embebido em absinto e pegando fogo.

16- Sidra de Astúrias – Espanha 🇪🇸

Esqueça tudo o que você conhece sobre a “tradição” da cidra no Brasil. Na Europa ela ganha outros sabores, outros aromas, outra qualidade e outro status. Beber uma sidra de Astúrias geladinha ao entardecer é relaxante, refrescante e casa muito bem com o calor do verão de alguns países europeus, como a Espanha, onde a bebida é superpopular. A história da sidra (como a de muitas outras bebidas do mundo) começa com os egípcios e hebreus, mas hoje o consumo se restringe muito mais à Europa.

Produzida à base da fermentação da maça e com baixo teor alcóolico, a sidra encontra nas Astúrias um ótimo terreno para a alta qualidade que a bebida merece. E lá a produção é tão espetacular que a Sidra de Astúrias tem o selo de Denominação de Origem Controlada. A Sidra também é bastante comum em países como Inglaterra, França, Irlanda e outros destinos europeus, mas também é apreciada no sul da África, Austrália e outros países do mundo. Falta ao Brasil descobrir o valor de uma boa e refrescante sidra bem gelada ao entardecer.

17- Soju – Coreia do Sul 🇰🇷

O soju não é nada comum no Brasil e o mais provável é que os apreciadores da bebida tenham experimentado esse destilado in loco, mais especificamente na Coreia do Sul, ou outros destinos do mundo. Produzido à base de arroz, trigo, cevada ou batata, o soju chega a ter mais de 50% de teor alcoólico, apesar da média ser abaixo de 20%. Mas, afinal, qual a importância do soju na nossa lista? Pode parecer estranho, mas o Jinro, popular marca de soju sul-coreano, é o destilado mais consumido no mundo (considerando marcas). O título não se deve ao fato do soju ser consumido em todo o mundo, mas sim porque é altamente (mesmo) consumido entre os sul-coreanos, um dos países que mais bebe destilados. Favorito entre os festejos no país, o soju tem gosto adocicado, mas nada elaborado (e pode até ser bem ruim). Ele é destinado mesmo para aquele shot de levantar ânimo para a balada, até porque há garrafas bem baratinhas da bebida em qualquer esquina.

18 – Fernet – Argentina 🇦🇷

Muito popular entre os argentinos, o fernet é uma bebida difícil de ser entendida e que foge bastante ao que os brasileiros estão acostumados. Amargo, o fernet é obtido a partir da maceração de cerca de quarenta ervas e raízes, entre elas aloe, absinto, camomila, menta, sálvia, louro e açafrão. Tudo bastante estranho aos paladares brasileiros. O fernet, originalmente, foi criado em meados do século XIX na Itália, mas foi na Argentina que ele ganhou sucesso e o gosto popular. Intenso como o povo Argentino, o fernet é capaz de causar as reações mais passionais, seja de amor ou de ódio. Como quase todas as bebidas amargas à base de ervas, o fernet nasceu como um remédio, mas hoje encanta os hermanos em drinks e também em carreira solo. A maneira mais comum de beber o Fernet Branca (marca mais consumida) é o drink fernet cola, que mistura a bebida à coca-cola. No Brasil, o fernet é consumido também com cachaça, o que nos leva ao próximo tópico!

19 – Cachaça – Brasil 🇧🇷

Chegamos à nossa idolatrada, salve salve, cachaça! Sim! Brasileiríssima e apreciada em todo o país, a cachaça é bebida para todas as horas, todos os humores e todos os amores. A cachaça é uma bebida destilada e fermentada à base da cana de açúcar. As primeiras cachaças foram produzidas no período colonial e hoje tomaram o mundo. A bebida, nos últimos anos, ganhou qualidade, barris para envelhecimento, valor comercial, produções artesanais maravilhosas e se tornou produto com denominação de origem do Brasil. Para ser chamada de cachaça, a bebida segue rígidos padrões de qualidade e teor alcoólico, que deve ficar entre 38% e 48%. Se não alcança o padrão, a bebida pode ser chamada apenas de aguardente, pinga, danada, marvada, mé, caninha, branquinha ou qualquer outro nome carinhoso que existe por aí nesse Brasil. O drink que tornou a cachaça famosa em todo o mundo foi a caipirinha clássica de limão, mas a cachaça vai muito além disso e está nos nossos corações!

20 – Vinho – Todo o mundo 🌎

Nosso título de bebida mundial vai para o vinho! Não conseguimos escolher apenas um destino para representar essa maravilha que nos guia nos melhores e piores dias de viagem e de vida. Vinhos espetaculares são produzidos com diferentes tipos de uvas em diversos países. Uma volta ao mundo para degustar alguns deles é um bom objetivo de vida. Comece pela Itália e siga depois rumo à França, Espanha, Alemanha e Portugal (todo o amor do mundo pelos vinhos maravilhosos e baratinhos do Alentejo), sem esquecer também da Grécia (para degustar um vinho de Santorini produzido em solo vulcânico com vista para a caldeira do vulcão). Depois, desça rumo à África do Sul (onde há vinícolas deliciosas para passar o dia) e siga então para Austrália e Nova Zelândia (saudades do Sauvignon Blanc neozelandês), de onde você já pode partir rumo ao Chile, Argentina (como não se apaixonar pela vista das bodegas de Mendoza?), Estados Unidos e Canadá (ice wine é bem diferentão e vale experimentar). Ufa! Foi uma boa voltinha.

Quando terminar de rodar o mundo com cada um desses sabores, comece outra vez a viagem ou experimente várias outras bebidas que ficaram de fora da lista, afinal, a ideia é mesmo rodar o mundo degustando alguns drinks para relaxar e ser feliz! Conta pra gente qual o seu drink ou bebida favorita no mundo! Quem sabe você não inspira a próxima viagem da gente!

Fonte: Melhores Destinos