Muito se fala sobre a constelação familiar e quais as influencias que trazem em nossas vidas, e acredite são muitas, estou participando de uma meditação diária onde muito se fala sobre esse assunto e como cada uma das pessoas da família tem uma influencia na nossa vida, no nosso sucesso e por ai vai. Três figuras essenciais para a Constelação Familiar.

Todos nós já exercemos pelo menos um desses papéis na vida. Bravos corajosos exerceram dois. O que é o pai, a mãe e o filho no olhar da Constelação Familiar? O nosso relacionamento com nossos pais refletem fortemente no nosso movimento na vida.

A forma como nos relacionamos com eles é a forma que nos colocamos no mundo.

Como filhos, temos dificuldades de ver a real dimensão dos nossos pais: de que são homens e mulheres comuns, com problemas e dificuldades como todos. Vamos saber um pouco sobre o papel de cada um em nossa constelação familiar?

Pai
É aquele que junto com a mãe, participa do primeiro círculo do amor. Pois foi desse amor dos nossos pais que nascemos.

É desse amor que o pai também participa. Um homem bem comum pode ter um destino difícil. Porque muitas vezes nosso relacionamento afetivo acaba não tendo sucesso porque não conseguimos separa o pai de um homem, e brigamos a vida inteira pelo pai ideal, sem olhar para o pai real. Em resumo, isso resulta em dificuldades em relacionamentos afetivos e de sua prosperidade no trabalho. O não aceitar o pai, é brigar com o que é a realidade.

Este é um caminho que traz dificuldades. Sofrer é mais fácil do que resolver. Quando sofremos, nos iludimos que nós temos a razão, e por isso, outros deveriam mudar para acalmar nosso sofrimento. Mas quem tem que mudar é você, e aceitar que ele é um homem comum que não tem como mudar o que já aconteceu, mas pode mudar o que tem para acontecer para você, isso fará a diferença.

Mãe
É a nossa ligação com a vida, e com todos os mistérios que a rodeiam. Nossos primeiros movimentos em direção a ela representa nossa capacidade de tomar ativamente a vida. Através da amamentação, experimentamos nosso primeiro sucesso.

A forma como olhamos para nossa mãe é também um grande indicativo de como nos colocamos em nossa vida. “O sucesso tem a cara de nossa mãe”. Muitas vezes exigimos dela o comportamento de uma heroína. Esquecemos que ela é uma pessoa comum, com defeitos e qualidades. Olhar para ela, de uma forma real, com tudo que faz parte, é uma forma de deixar o sucesso chegar com mais facilidade.

Ser filho
Ser um filho também não é fácil, até os 10 anos de idade nossa vida passa sem nos darmos conta de muita coisa, quando chega à adolescência, nossa busca por nos individualizar parece nos tirar do caminho e em algum momento começamos a acreditar que podemos ser maiores que eles.

Nesse momento começamos a julgar. Passamos a acreditar que temos melhores soluções do que as que eles nos oferecem e começamos a achar que estamos fora da família. Esse é um dos movimentos mais vistos na Constelação: Filhos fora de seu lugar de filhos. Acreditamos que somos maiores. E pagamos um caro preço por isso, através de dificuldades em nossa vida. A sugestão é: Olhar para eles e não sentir o impulso de julga-los, mas de apenas tê-los conosco, e a segurança que isso proporciona.

Diante de nossos pais, conseguir ser filho. E perceber o tanto que recebemos, e o quanto isso é bom. Era assim que nos sentíamos quando crianças. E esse é o nosso desafio para nosso amor maduro com eles.

O post Você sabe o que é uma constelação familiar? apareceu primeiro em .

Fonte: Gazeta News