A cidade argentina é animada pela Festa Nacional da Vindima e por atividades especiais nas vinícolas, que permitem participar da colheita da uva

Os meses de fevereiro e março são especialmente interessantes para se visitar Mendoza, um paraíso argentino para os amantes de vinho. É nessa época  que acontece a colheita das uvas, oportunidade única de presenciar as mais de mil vinícolas da região funcionando a todo vapor. Como forma de celebrar esse importante período, todos os anos acontece a Festa Nacional da Vindima, com espetáculos que se estendem por quatro dias. Confira essa e outras atividades especiais que acontecerão em 2020: 

Festa Nacional da Vindima

Show da festa da vindima em Mendoza

Show da festa da vindima em Mendoza (Fiesta Nacional de la Vendimia/Reprodução)

Com mais de 80 edições, a festa é a maior comemoração da colheita da uva no mundo e, em 2020, acontecerá de 6 a 9 de março no teatro grego Frank Romero Day. Na programação do evento estão desfiles de carros alegóricos e performances de música, teatro e dança, que buscam celebrar o vinho da região e contar a história da terra e do povo de Mendoza. Os ingressos podem ser comprados no site oficial do evento.

Vinícola Norton

De fevereiro a abril, a vinícola oferece o tour Trabajando Mi Terra, em que os visitantes podem vivenciar todas as etapas de produção do vinho, incluindo a colheita das uvas. Após as atividades no vinhedo, a visita segue para a adega, onde acontece uma degustação de empanadas e, claro, dos rótulos da vinícola. Também é possível incluir no pacote um almoço de três etapas no restaurante do local. Essa modalidade de visita tem duração de duas ou quatro horas, caso o almoço esteja incluso, e o preço é 3 500 pesos argentinos por pessoa – cerca de 220 reais. É preciso reservar com no mínimo 24 horas de antecedência. 

Vinícola Lopez

Além das visitas convencionais, com uma hora de duração e degustação de dois vinhos, a vinícola oferece tours personalizados, como é o caso do Sensação Vindima. Esse passeio, disponível de fevereiro ao início de abril, permite que você conheça os vinhedos com as roupas apropriadas para participar da colheita: chapéu, avental, tesoura de podar e caixa para colocar as uvas. Degustação de vinho e champanhe estão incluídas no pacote, no valor de 350 pesos argentinos por pessoa – em torno de 26 reais. É preciso de, no mínimo, dez participantes.  

Visitantes vestidos adequadamente para a colheita de uvas na vinícola Lopez

Visitantes vestidos adequadamente para a colheita de uvas na vinícola Lopez (Bodega Lopez/Reprodução)

Outra visita guiada que permite participar da vindima e de todo o processo de elaboração dos vinhos da marca é a Estilo López. Nela está incluído o passeio pela fábrica de champanhe e pela vinícola, além de café da manhã e almoço no restaurante do estabelecimento. No fim, você ainda sai com uma garrafa personalizada de vinho tinto. O passeio é pros fortes (e bastante interessados): ele dura 7 horas e custa 2 265 pesos argentinos por pessoa – cerca de 165 reais. 

Posada La Celia

As videiras da Posada La Celia, a 100km de Mendoza

As videiras da Posada La Celia, a 100km de Mendoza (La Celia/Reprodução)

A cem quilômetros de Mendoza, o Le Celia é um patrimônio histórico e cultural da produção de vinhos na Argentina: ela foi a primeira vinícola do Valle de Uco, inaugurada há mais de 127 anos atrás. 

Hoje, em um complexo com adega e videiras, a Posada La Celia oferece atividades especiais para a época da vindima. De março a maio, os hóspedes participam da colheita das uvas, visitam a adega e degustam vinhos. Mas é bom reservar com antecedência, já que a experiência é bastante exclusiva: são apenas cinco quartos na pousada. 

Leia tudo sobre a Argentina

Busque hospedagens em Mendoza 

Fonte: Viagem e Turismo