Autoridades federais estadunidenses divulgaram, ontem, um vídeo com imagens de duas crianças equatorianas sendo jogadas de uma barreira de 4,25 metros de altura, na fronteira entre Estados Unidos e México. Apesar do risco da operação de imigração ilegal, as meninas, de três e cinco anos, saíram ilesas.

De acordo com a agência de notícias Associated Press, as crianças estavam sendo acompanhadas por coiotes do outro lado da fronteira. Após jogar as crianças pelo muro alto, no entanto, o contrabandista as teria abandonado. Oficiais da Patrulha de Fronteiras dos EUA veem o incidente como terrível. Assista:

Após o ocorrido, agentes foram até as garotas, que estavam em estado de choque, e as encaminharam para exames em um hospital. Ao confirmar que elas não sofreram ferimentos com a queda, os agentes as encaminharam para uma instalação de detenção temporária. As meninas equatorianas agora aguardam resposta do Departamento de Saúde e Serviços Humanos dos EUA. A agente-chefe da patrulha, Gloria I. Chavez, do setor de El Paso, localizado entre os estados do Texas e do Novo México, revelou que o adulto visto no vídeo foi flagrado sentado atrás da barreira por um agente que utilizava uma câmera com lente de longo alcance. De acordo com a agência, a pessoa escondeu as crianças, antes de jogá-las pela barreira.

“Atualmente estamos trabalhando com nossos parceiros de aplicação da lei no México e tentando identificar esses contrabandistas humanos implacáveis para responsabilizá-los em toda a extensão da lei”, disse a agente-chefe em um comunicado. A imigração de crianças e adolescentes é uma questão a ser tratada pelo governo do presidente Joe Biden. Segundo a agência, centenas de menores de idade estão em necessidade de abrigo após terem entrado ilegalmente nos EUA.

Fonte: Brazilian Press