O governo federal anunciou hoje que os viajantes não vacinados contra covid-19 que desembarcarem no Brasil deverão fazer quarentena de cinco dias. Após esse período, os viajantes deverão realizar um novo teste RT-PCR.

Ainda não foram divulgados detalhes sobre quando a medida entrará em vigor, que órgão fará esse controle, a partir de que idade a nova política será aplicada, ou mesmo onde o autoconfinamento será feito.

Brasil não vai proibir a entrada de viajantes não vacinados

Com a decisão sobre a quarentena, o governo descartou a exigência de um certificado de vacinação para viajantes que queiram entrar no país, medida recomendada pela Agencia Nacional de Vigilância Sanitária e adotada por outros países.

O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, disse que o enfrentamento à pandemia não diz respeito apenas a um passaporte que cria mais discórdia do que consenso. “É necessário defender as liberdades individuais, respeitar os direitos dos brasileiros a acessarem livremente as políticas públicas de saúde”, disse. “Essa temática envolve as relações exteriores do Brasil e o Brasil é um país muito reconhecido exatamente por utilizar o princípio da reciprocidade”, destacou Queiroga.

Vale lembrar que, independente desta nova medida, segue obrigatório apresentar exame RT-PCR (com antecedência máxima de 72h) ou teste de antígenos (com antecedência máxima de 24h) com resultado negativo para embarcar para o Brasil.

Com informações da Agência Brasil.

Fonte: Melhores Destinos