O Vasco tem mais uma cara nova para a temporada 2022. Trata-se do volante Matheus Barbosa, que defendeu Cruzeiro e Atlético Goianiense no último ano – jogou nos dois clubes emprestado pelo Avaí. O jogador de 27 anos, 11.º reforço da equipe, chega com contrato válido até o final de 2023. O time carioca ficará com 70% dos seus direitos econômicos.

Cria das divisões de base do Grêmio, onde acumulou convocações para seleção brasileira sub-17, Matheus Barbosa passou por outras equipes de tradição do futebol brasileiro antes de aparecer com destaque no cenário nacional com a camisa do Cuiabá. Foi ele um dos destaques do clube de Mato Grosso na campanha que resultou no acesso para a elite nacional no Campeonato Brasileiro Série B de 2020.

As boas atuações o fizeram despertar o interesse do Cruzeiro, onde atuou com destaque até julho do ano passado, marcando sete gols em 27 jogos disputados. Nos meses finais da temporada 2021, Matheus Barbosa jogou no Atlético Goianiense, contribuindo para a classificação do time de Goiânia para a Copa Sul-Americana deste ano.

Como acabou de chegar, Matheus Barbosa não participou do jogo-treino contra o Sindicato de Atletas Profissionais do Rio de Janeiro realizado neste sábado. Em vez disso, o volante realizou algumas avaliações na academia e treinou com bola no campo.

Com um time inteiro de contratações até o momento, o Vasco agora concentra esforços na busca por um centroavante – o único jogador de ataque trazido até o momento foi Raniel, emprestado pelo Santos. O diretor de futebol Carlos Brazil tem negociações com Pedro Raul, ex-Botafogo que pertence atualmente ao Kashiwa Reysol, do Japão.