Os passageiros do transporte público da cidade de New York receberam algumas boas notícias na segunda-feira: não haverá aumentos de tarifas para o MTA por enquanto. “Prevemos que não haverá aumento de taxas para o MTA”, disse a governadora Kathy Hochul. “Entonces, por lo tanto, aquellos de ustedes que viajan diariamente en la MTA y han estado ansiosos por cuánto va a subir esto, especialmente en esta era de inflación. Estoy muy emocionada de decir que no tendremos que aumentar las ferias o tener cortes en o serviço”.

Hochul deu crédito a um grupo bipartidário de legisladores em Washington, DC, por não aumentar as taxas. Hochul disse que o MTA usará uma parte da fatura histórica de US $ 1 trilhão de infraestrutura do presidente Joe Biden para fazer isso acontecer.

“Muitas pessoas ainda estão lutando [no dia-a-dia], então será ótimo ajudar muitas pessoas que usam o metrô todos os dias”, disse Shurla Tyler, uma nova-iorquina. Os dólares federais farão mais do que manter as viagens de metrô em US $ 2,75. Os passageiros podem esperar que o serviço permaneça o mesmo nos próximos dois anos. “Os cortes de serviço planejados para 2023 e 2024 agora ficarão engavetados para os viajantes do MTA”, disse Hochul. O presidente e CEO em exercício da MTA, Janno Lieber, disse que sua agência está tomando essas decisões na tentativa de incentivar as pessoas a usar o transporte público.

“O resultado final é que não vamos aumentar a tarifa tão cedo e não vamos cortar o serviço, e queremos que nossos passageiros voltem”, disse Lieber. No entanto, ele se recusou a dizer se haverá um aumento nas taxas em um futuro próximo. “Este não é o momento para especular”, disse Lieber. Em meio às notícias, os nova-iorquinos ainda pediram mais policiais no sistema de metrô, já que os passageiros continuam nervosos devido à violência recente no metrô.

Fonte: Brazilian Press