O presidente Joe Biden enviou um memorando a órgãos do governo determinando o fim do uso do termo “illegal alien” para se referir a imigrantes indocumentados.

A controversa expressão era muito utilizada pelo ex-presidente Donald Trump e, na opinião de especialistas, é ofensiva e instiga o preconceito a imigrantes. Na administração anterior, o termo era usado em comunicados à imprensa feitos pelo U.S. Immigration and Customs Enforcement (ICE) e U.S. Customs and Border Protection (CBP).

Em português, seria o mesmo que dizer “imigrante ilegal” ou “estrangeiro ilegal”. A partir de agora, a palavra “alien” será substituída por “noncitizen” ou “migrant”.

“Como uma agência governamental, temos que dar o exemplo aos nossos cidadãos e a outros países. Nós cumprimos a lei, mas sempre mantendo a dignidade de todos os indivíduos. As palavras usadas fazem toda a diferença e indicam respeito”, afirma Troy Miller, diretor do CBP.

Em outubro de 2019, a cidade de New York já havia proibido o uso desse termo, que na época, disse que o termo era utilizado para “diminuir, humilhar e assediar” imigrantes.

The post Uso do termo “illegal alien” é banido pelo presidente Biden first appeared on AcheiUSA. Fonte: AcheiUSA