Os Serviços de Cidadania e Imigração dos Estados Unidos (USCIS) alertam sobre um esquema de imigração chamado “Lei ou visto de 10 anos”. 

Aproveitando-se dos medos e do desespero para encontrar uma maneira legal de permanecer nos Estados Unidos, é comum que famílias indocumentadas acreditem nas promessas de alguns prestadores de serviços de imigração e advogados de imigração, até mesmo vigaristas habilidosos, que afirmam que é possível obter residência permanente legal ou visto se você morou por 10 anos no país.

O USCIS observa que os golpistas costumam apresentar uma maneira fácil de obter um green card. Mas o que essas pessoas não revelam é que, como parte do processo para obter um green card ou visto de residência, o imigrante deve primeiro entrar no processo de deportação.

Também não explicam os demais requisitos para o chamado “visto de 10 anos”, entre eles que o imigrante deve demonstrar “privações extremas, incomuns e excepcionais” para seus familiares, o que não é fácil de fazer.

Como resultado do golpe, as vítimas pagam altos custos por um serviço que consideram seguro e fácil, quando na verdade ocorre o contrário.

O golpe não apenas coloca os imigrantes e suas famílias em risco de deportação, mas também deturpa gravemente o processo de solicitação de visto.

O USCIS incentiva os imigrantes que foram alvo de promessas ou anúncios promovendo o golpe do visto de 10 anos a registrar imediatamente uma reclamação em https://www.uscis.gov/green-card, podendo também podem ligar para (866) 347-2423.

Além do golpe do visto de 10 anos, o USCIS alerta contra provedores de assistência à imigração não autorizados que se aproveitam do medo de famílias vulneráveis, atraindo-as com a falsa promessa de status de imigração legal em troca de centenas, e às vezes milhares, de dólares.

O Departamento de Justiça publica sempre avisos alertando sobre várias fraudes e enganos; por exemplo, golpistas que se passam por oficiais de imigração ao telefone, ou que roubam papelada em vez de devolvê-los ao requerente, ou que cobram por formulários de imigração que são gratuitos.

Embora o cancelamento da remoção para não cidadãos seja uma forma de obter um green card, os imigrantes muitas vezes não entendem esse estado de direito. Se alguém lhe disser que você tem automaticamente direito a um green card, simplesmente porque vive no país há dez anos, esse ‘conselho’ está errado e pode causar sérios problemas no seu caso se você não estiver preparado.

Em caso de dúvida, consulte um advogado licenciado. Verifique se o advogado que consultou é licenciado no site: https://www.americanbar.org/groups/legal_services/flh-home/flh-lawyer-licensing/

Fonte: Brazilian Press