O presidente dos EUA, Donald Trump, assinou um decreto nesta segunda-feira (22) que suspende diversos tipos de vistos de trabalho para o país. A medida vale até o fim de 2020 e pode ser prorrogada até o ano que vem. O decreto contempra os vistos H-1B, que são usados para trabalhadores qualificados (mais utilizado pelas indústrias de tecnologia), os H-4, para os cônjuges dos que possuem H-1B e os H-2B, para trabalhadores temporários.

Também estão no texto os vistos tipo J-1, concedidos para acadêmicos, pesquisadores e professores e os L-1, usados para executivos que são transferidos para os EUA para trabalhar em empresas que já os empregavam fora do país. Segundo o site The Hill, a Casa Branca espera garantir até 1,5 milhão de empregos para cidadãos norte-americanos durante uma possível retomada econômica. O mercado de trabalho foi duramente atingido pela pandemia do novo coronavírus e Trump espera reaquecê-lo antes da eleição presidencial em novembro.

Uma fonte ouvida pelo veículo disse que Trump também pretende reformar o sistema imigratório. A intenção seria instituir um programa baseado em mérito, dando prioridade aos imigrantes que recebessem melhores propostas salariais. O decreto não se aplica aos imigrantes que já estão nos EUA e permite que o governo faça algumas exceções. Por exemplo, os trabalhadores que pedirem vistos em posições consideradas “essenciais à cadeia de produção de alimentos” ou individuos que sejam de “interesse nacional” podem ser contemplados antes do fim do ano. Há dois meses, Trump já havia assinado um decreto que suspendia temporariamente a emissão dos “green cards”, os vistos de residência permanente no país, durante a pandemia. A medida iria expirar nesta semana, e foi substituída pela nova legislação.

Fonte: Brazilian Press