Polícia informou sobre a prisão do ator através do Twitter na manhã desta quinta-feira (21). Jussie teria planejado o próprio ataque.

O ator Jussie Smollett foi preso em Chicago após suspeita de ter mentido sobre um suposto ataque racista. Após investigação, a polícia classificou o ator como suspeito por planejar o próprio ataque e fazer uma denúncia falsa sobre o incidente. Em janeiro, ele disse que foi vítima do ataque de dois homens na cidade. A prisão do ator foi informada através do Twitter da polícia de Chicago na manhã desta quinta-feira (21). De acordo com o comunicado, novas informações sobre a investigação serão fornecidas ainda esta manhã.

Em janeiro, o ator conhecido pela série “Empire”, disse que saía de um restaurante em Chicago quando foi atacado por dois homens brancos, que gritaram xingamentos racistas e homofóbicos. Segundo depoimento de Jussie, os dois teriam jogado alvejante e amarrado uma corda em seu pescoço. Ele foi levado ao hospital com uma costela fraturada.

Desde o incidente, segundo diversas emissoras americanas, como a CNN, a investigação já apontava que o ator podia na verdade ter planejado o ataque falso. Fontes ligadas à polícia afirmavam que dois suspeitos interrogados disseram que receberam dinheiro de Smollett para encenar o crime.

Veja a linha do tempo do caso:

22 de janeiro: Uma carta com uma ameaça e xingamentos racistas e homofóbicos, destinada a Smollett, chega ao estúdio em Chicago onde é gravada a série “Empire”.

29 de janeiro: Polícia abre investigação de possível crime de ódio depois de denúncia feita pelo ator, que afirma ter sido atacado por dois homens brancos com xingamentos racistas e homofóbicos, alvejante e uma forca.

30 de janeiro: Investigadores anunciam que encontraram imagens de câmeras de vigilância com dois possíveis suspeitos.

1º de fevereiro: Smollett divulga primeiro comunicado após episódio, no qual diz que está bem e agradece o apoio recebido de colegas e fãs. Ele também defende sua versão do ataque.

2 de fevereiro: O ator aparece publicamente pela primeira vez, em show em Hollywood.

11 de fevereiro: A polícia reclama que o ator entregou dados incompletos de seu celular.

13 de fevereiro: Os irmãos Osundairo são detidos após chegarem de um vôo da Nigéria. A polícia revista sua casa e encontra roteiros da série.

14 de fevereiro: Smollett dá sua primeira entrevista na TV após o incidente, e afirma estar falando a verdade.

No mesmo dia, a polícia afirma que ao menos um dos homens detidos apareceu como figurante em “Empire”, mas que eles ainda não eram suspeitos. Os advogados dos irmãos afirmavam que eles eram inocentes.

15 de fevereiro: A polícia afirma que os irmãos são suspeitos, mas libera os dois sem acusações. Em seguida, investigadores dizem que eles não são mais considerados suspeitos.

16 de fevereiro: Emissoras americanas, como a CNN, afirmam que os irmãos disseram à polícia que foram pagos para participar do falso ataque. Um porta-voz da polícia diz que as informações fornecidas pelos dois mudaram o rumo das investigações.

Advogados do ator reafirmam que ele foi vítima de um crime de ódio e que continuará a cooperar. A polícia divulga que quer conversar novamente com ele.

20 de fevereiro: A polícia anuncia que Smollett é considerado oficialmente suspeito de fazer uma denúncia falsa.

Fonte: Brazilian Press