Os empreendimentos ligados ao setor de Turismo de Brumadinho indicam que a cidade está retomando seu fluxo normal de visitantes. O segmento já percebe a retomada da ocupação média de hotéis e pousadas, que havia reduzido em mais de 50% desde janeiro. É o que mostra uma pesquisa aplicada pela Secretaria Municipal de Turismo e Cultura entre os dias 25 e 28 de junho.

Divulgação

Instituto Inhotim, em Brumadinho (MG)

Instituto Inhotim, em Brumadinho (MG)

A pesquisa verificou a percepção de empresários da indústria turística, principalmente donos de empreendimentos das categorias hospedagem e alimentação. Do total de visitantes que passam pela cidade, 56% são de Minas Gerais, seguido de São Paulo (23%) e Rio de Janeiro (18%). Desses, 76% estão na cidade para Turismo.

Para 79% dos proprietários de hotéis, pousadas e restaurantes, a campanha Abrace Brumadinho foi um dos motivadores da volta dos turistas à cidade. Lançada em meados de maio pela Associação de Turismo de Brumadinho (ATBR), a campanha Abrace Brumadinho tem como objetivo engajar a sociedade para que volte a frequentar um dos destinos turísticos mais reconhecidos do Brasil, resgatando o fluxo normal de visitantes e estimulando a economia local como a região precisa.

Segundo o presidente da ATBR, Leonardo Esteves, a campanha está mostrando que a cidade está de braços abertos para receber os viajantes. “Queremos reforçar, com esta iniciativa, que a região está de pé e esperando ansiosamente para receber a todos”, afirma.

Fonte: PANROTAS