O TSE (Tribunal Superior Eleitoral) determinou, neste sábado (3.set.2022), a remoção de vídeos editados do candidato à presidência Luiz Inácio Lula da Silva (PT) publicado pelo cantor Latino em 30 de agosto no Twitter. O conteúdo foi compartilhado por outros perfis nas redes sociais. 

A decisão do ministro Paulo de Tarso Vieira Sanseverino atende parcialmente o pedido da coligação Brasil da Esperança. Eis a íntegra do despacho (51 KB). 

Na representação, o grupo diz que o video publicado por Latino foi manipulado e alterou o discurso proferido por Lula no ato “Povo Sem Medo”, organizado pelo MTST (Movimento dos Trabalhadores Sem Teto), em São Bernardo do Campo, São Paulo, em outubro de 2017. A publicação do cantor recebeu 1.178 likes e 287 retweets no Twitter. 




© Fornecido por Poder360

Em seu despacho, o ministro disse que as publicações transmitem informação “inverídica e prejudicial à honra do candidato Lula”

Infere-se, pois, serem plausíveis as alegações de que as publicações impugnadas na inicial foram, de fato, manipuladas e editadas no intuito de alterar o sentido da fala do candidato e a verdade sobre os fatos e, com isso, repercutir e interferir negativa e irregularmente no pleito, o que deve ser reprimido pela Justiça Eleitoral“, disse  Sanseverino na decisão. 

O magistrado estabeleceu que Twitter, Instagram, Facebook e TikTok suspendam as publicações, sob pena de multa diária no valor de R$ 10.000. Sanseverino ainda deu 2 dias para Latino apresentar sua manifestação. 

O Poder360 entrou em contato com a assessoria de imprensa do cantor, mas não obteve retorno até a publicação desta reportagem. O espaço permanece aberto para manifestação do cantor.

Fonte: MSN