Em virtude da pandemia de coronavírus, a Administração de Segurança de Transporte (TSA, na sigla em inglês) juntamente com o Departamento de Administração de Segurança Interna estão suavizando algumas regras rígidas da agência e vão permitir viagens domésticas com carteira de motorista vencida.

Residentes da Flórida precisam tirar o “Real ID” antes de 1° de outubro

Dessa forma, a aplicação da Lei Real ID, que estava prevista para começar em 1º de outubro e exigia a driver license atualizada, deverá ser adiada. Como o governo dos EUA navega em inúmeras incógnitas com consequências da pandemia e os DMVs (department of motor vehicles) fecham ou superlotam, essa data não irá mais acontecer, segundo o órgão.

De acordo com comunicado da TSA, o viajante poderá passar pela segurança usando uma carteira de motorista vencida, caso não tenha conseguido renovar. Porém, tais licenças serão aceitas somente “um ano após a data de vencimento e mais 60 dias após a duração da emergência nacional do COVID-19”. A regra se aplica a licenças que expiraram após 1º de março de 2020.

Trump analisa decretar quarentena em todo o país em combate ao coronavírus

Reconhecendo as dificuldades atuais do país, as autoridades do TSA destacaram que “o setor de viagens e turismo, e o setor de aviação em particular, foram duramente atingidos por essa pandemia global. A última coisa que os viajantes precisam é de mais incerteza quanto às viagens”.

Milhões de motoristas ainda não atualizaram carteira com o Real ID

Os Estados também pediram para adiar a data das licenças com a certificação da “Real ID”. Pensilvânia e Nova Jersey pediram que o DHS adiasse a aplicação do programa -que exige que sejam emitidas verificações de segurança mais rigorosas.

Os detalhes da nova política estão agora na seção coronavírus do site da TSA: “Os viajantes com carteira de motorista do estado que expiraram a partir de 1º de março de 2020 e que não podem renovar na agência de carteira de motorista do estado ainda podem usá-la. E para identificação no ponto de verificação, a TSA aceitará as carteiras de motorista vencidas um ano após a data de vencimento, mais 60 dias após a duração da emergência nacional da COVID-19. ”

Dentre as medidas tomadas por causa da situação em que se encontra o país, primeiro, a agência anunciou em 13 de março que os viajantes poderiam levar mais quantidade de líquido desinfetante para as mãos na bagagem de mão, aumentando o limite de 3,4 oz. pra 12 oz.

Uma semana depois a agência informa sobre a nova medida para facilitar a vida dos viajantes de aceitar carteira de motorista vencida como documento para embarque.

Entrevistas para o Global Entry suspensas

Além disso, a Alfândega e Proteção de Fronteiras dos EUA disse que suspenderia o acesso público aos centros de inscrição Global Entry, eventos móveis de inscrição Global Entry, centros de inscrição NEXUS, centros de inscrição SENTRI e locais de inscrição FAST como uma “medida preventiva para minimizar a exposição do pessoal do CBP e público ao novo coronavírus “. Aqueles que quiserem marcar uma entrevista terão que reagendar para depois de 1º de maio.

Isso ocorre pouco mais de um mês depois que o DHS disse que não aceitaria mais pedidos dos nova-iorquinos para programas como o Global Entry, citando a lei estadual que permite que imigrantes indocumentados solicitem uma carteira de motorista.

Para acessar o site TSA www.tsa.gov/coronavirus

O post TSA permite carteiras de motorista expiradas para embarque doméstico apareceu primeiro em .

Fonte: Gazeta News