Donald Trump em junho de 2017. Foto: REUTERS – Jim Bourg .

O presidente Donald Trump está refazendo a papelada para recorrer da decisão da Suprema Corte e seguir com o plano de encerrar o programa Deferred Action for Childhood Arrivals (DACA), que oferece proteção e trabalho a milhares de jovens imigrantes que chegaram aos EUA quando crianças.

O chefe de gabinete da Casa Branca, Mark Meadows, sugeriu em uma entrevista na segunda-feira, 6, que o presidente estava preparando ações executivas sobre essa questão de imigração para ainda esta semana, relatam agências de notícias.

A Suprema Corte dos EUA, que decidiu no mês passado que o governo Trump falhou em dar uma justificativa adequada para o término do programa, conforme exigido pela lei federal, deixou claro que o presidente tinha autoridade para rescindir o programa.

“Temos que refazer o pedido”, disse o presidente à Fox News dias após a decisão. “E tudo vai dar certo para o DACA e os jovens, que não são tão jovens, se você quiser saber a verdade.”

Criado pelo então ex-presidente Barack Obama por meio de um memorando administrativo em 2012,  o programa protege da deportação jovens e crianças imigrantes indocumentados que vieram para os EUA quando crianças.

Em 2017, o governo Trump rescindiu o programa e deu ao Congresso seis meses para criar um substituto legal. Ele encerrou novas aplicações e renovações, mas sem encerrar prematuramente as permissões de dois anos concedidas pelo programa.

Era improvável que uma nova rescisão terminasse abruptamente os benefícios para os atuais beneficiários do DACA. Mesmo assim, os beneficiários vivem com o receio de que não possam mais estudar e trabalhar nos EUA, mudando radicalmente a vida já estabelecida e correndo o risco da deportação para o país onde nasceram.  O México é o país de origem para a maioria dos beneficiários do DACA.

Até meados deste 2017, cerca de 2.139 “dreamers” dos quase 800 mil jovens aprovados para o programa – tiveram o status do programa revogado. Com informações da NPR.

Leia relatos e outras informações sobre “Dreamers” brasileiros nos EUA

Leia mais sobre o assunto em

15 estados e DC processam governo Trump pelo fim do DACA

Related Images:

[See image gallery at gazetanews.com]

O post Trump se prepara para refazer pedido de encerramento do DACA apareceu primeiro em Gazeta News: O maior Jornal Brasileiro da Florida, nos EUA.

Fonte: Gazeta News