Trump promete não desistir de muro e sugere que seja feito de aço

Presidente dos EUA Donald Trump com protótipo de muro para a fronteira com o México. Foto: Reuters.

O presidente Donald Trump, recorreu neste sábado (29) da decisão judicial que impediu seu governo de utilizar 2,5 bilhões de dólares em recursos destinados ao combate às drogas para a construção de um muro na fronteira com o México.

De acordo com documentos no processo, os advogados do Departamento de Justiça dos EUA oficializaram no 9º Circuito da Corte de Apelação norte-americanao recurso conta a decisão de sexta-feira (27).

“Estamos recorrendo imediatamente, e achamos que vamos vencer a apelação”, disse Trump em uma entrevista coletiva sábado, durante a cúpula do G20, no Japão. “Não há razão para que isso tenha acontecido”, acrescentou.

Trump alega que a construção do muro ao longo da fronteira entre os EUA e o México é necessária para impedir a entrada de imigrantes ilegais e de drogas, mas até o momento não conseguiu que o Congresso aprove a medida.

Em fevereiro, o governo Trump declarou uma emergência nacional para redirecionar 6,7 bilhões de dólares em fundos que o Congresso havia destinado a outros propósitos para a construção do muro, que é contestado por diferentes grupos e Estados, como a Califórnia.

Na sexta-feira, o juiz Haywood Gilliam, de Oakland, na Califórnia, disse em um par de decisões judiciais ser ilegal a proposta do governo Trump de redirecionar fundos do Departamento de Defesa originalmente destinados ao combate às drogas. Com informações da Reuters.

Veja também:

Juiz bloqueia construção de muro na fronteira com dinheiro de emergência nacional

O post Trump recorre de decisão que bloqueou recursos para muro na fronteira apareceu primeiro em .

Fonte: Gazeta News