trump visto H1B cidadania EUA

Trump fala em facilitar vistos para imigrantes qualificados. Foto: Reuters/Jim Bourg.

O presidente Donald Trump disse que planeja mudanças que facilitaria o caminho do visto H-1B – concedidos temporariamente a imigrantes altamente qualificados para que possam trabalhar em ocupações especiais – para a cidadania americana.

Segundo informação do presidente pelo twitter na sexta-feira, 11, as mudanças trariam simplicidade e facilitaria a obtenção de esses trabalhadores se tornarem cidadãos norte-americanos.

Não está claro o que Trump quis dizer exatamente, já que simplificar um caminho para a cidadania para tais detentores de visto quase certamente exigiria aprovação do Congresso, e a Casa Branca não fez tal sugestão em sua mais recente proposta de financiamento de segurança na fronteira, ou qualquer outra oferta pública sobre o assunto.

DHS exigirá entrevistas pessoais para emissão de green card por visto H1B

“Os detentores de H1-B nos Estados Unidos podem ter certeza de que as mudanças estão chegando em breve, o que trará simplicidade e certeza à sua estada, incluindo um caminho potencial para a cidadania”, twittou Trump.

“Queremos incentivar pessoas talentosas e altamente qualificadas a buscar opções de carreira nos EUA”

“Detentores do H1-B nos Estados Unidos podem ter certeza de que as mudanças estão chegando, o que trará simplicidade e certeza para a sua estadia, incluindo um caminho potencial para a cidadania. Queremos incentivar pessoas talentosas e altamente qualificadas a buscar opções de carreira nos EUA”, escreveu Trump.

Porém, o impasse do presidente com o Congresso ainda permanece e a paralisação parcial do governo federal já é a mais longa da história do país.

O presidente se nega a aprovar o orçamento até que ele consiga 5,6 bilhões de dólares para construir um muro ao longo da fronteira com o México com o objetivo de impedir a imigração ilegal.

Neste sábado, 12, o “shutdown” – paralisação de serviços do governo federal, completou 22 dias.

Pedidos de visto H1B atingem limite em poucos dias

Visto H1B

O visto H-1B, nos termos da Lei de Imigração e Nacionalidade, permite que os empregadores dos EUA empreguem temporariamente trabalhadores estrangeiros com pelo menos um diploma de bacharel em ocupações especializadas. Os portadores do visto H-1B podem solicitar um green card para obter residência permanente – o que não significa a cidadania.

No entanto, a concorrência é grande para obtenção desses vistos temporários. Em 2018, os Estados Unidos atingiram o limite do número de vistos H-1B que poderiam emitir, 65 mil, na primeira semana de abril, de acordo com o Departamento de Segurança Interna.

Trump expressou abertura a uma reforma mais ampla da imigração, mas insistiu que deseja primeiro o financiamento para um muro de concreto ou aço, junto com o financiamento de tecnologia e pessoal para lidar com a situação na fronteira.

Durante a campanha, ele propôs aumentar o salário pago aos detentores de visto H-1B em um esforço para forçar as empresas a dar empregos básicos a um grupo existente de trabalhadores desempregados nos EUA, em vez de trazer trabalhadores mais baratos do exterior.

“Isso vai melhorar o número de trabalhadores negros, hispânicos e femininos no Vale do Silício que foram preteridos em favor do programa H-1B”, escreveu a campanha Trump em uma plataforma de imigração de agosto de 2015. Com informações da Reuters.

Governo intensifica fiscalização ao visto H1B

O post Trump promete facilitar “caminho para a cidadania” para portadores do visto H-1B apareceu primeiro em .

Fonte: Gazeta News